Notícias

Governo repudia assassinato das turistas na ilha do Sal

  armas_governo

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS, COOPERAÇÃO E  COMUNIDADES

Gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros

COMUNICADO DE IMPRENSA

Foi com profunda consternação que o Governo de Cabo Verde tomou conhecimento do abominável acto ocorrido na noite do dia 8 de Fevereiro, na ilha do Sal, que resultou na morte de duas cidadãs italianas e em danos corporais noutra.

Nesta hora de tristeza e de profunda dor, o nosso pensamento dirige-se aos entes queridos das malogradas cidadãs italianas e a todos os italianos residentes ou que se encontrem em Cabo Verde, aos quais apresentamos por este modo as mais sinceras e sentidas condolências e a nossa total solidariedade, em nome de todos os cabo-verdianos.

Ao Governo de Itália reiteramos as nossas condolências e inteira solidariedade.

O Governo comunga da tristeza e choque que assolam a comunidade cabo-verdiana que vive e labuta na Itália, para a qual vai igualmente toda a nossa solidariedade.

Nenhum acto criminoso, por mais vis que sejam o seu móbil e as circunstâncias do seu cometimento, poderá por em causa a amizade, o respeito e o apreço de que gozam os cabo-verdianos na Itália e os italianos em Cabo Verde.

Encontrando-se já detidos os presumíveis autores desse horroroso crime, as autoridades competentes tudo farão para que sejam apurados os contornos definitivos deste caso, e os culpados punidos com toda a severidade da Lei.

Para já, os elementos disponíveis apontam para que se trate de crime passional, o que, a confirmar-se, situará esse acto fora do quadro de uma situação sistemática, assumindo antes carácter atípico no contexto de Cabo Verde. Tudo indica, pois, que se está perante um crime de difícil prevenção em qualquer parte do mundo.

Não obstante Cabo Verde ser justamente considerado como país seguro; apesar de todas as medidas que o Governo vem realizando para melhorar ainda mais as condições de segurança em todas as ilhas do país; apesar da natureza atípica deste caso, a sociedade salense e a cabo-verdiana, visivelmente consternadas e em estado de choque ante o acontecido irão seguramente cerrar fileiras a volta das autoridades e de todas as instituições publicas e privadas do país para o contínuo reforço das condições de segurança no país.

As autoridades competentes continuarão a emprestar toda a colaboração necessária às autoridades italianas, com vista à resolução de todas as questões que decorrem deste triste caso. Para o efeito encontra-se na ilha do sal o Secretário Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Senhor Primeiro Ministro de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves, acaba de dirigir uma mensagem de condolências ao Presidente do Conselho de Ministros de Itália, Senhor Romano Prodi.

Outra mensagem foi igualmente dirigida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde ao Vice-Presidente do Conselho e Ministro dos Negócios Estrangeiros de Itália, Senhor Massimo D´Alema.

Gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, na Praia, 12 de Fevereiro de 2007