Notícias

Governo transfere terrenos agrícolas a uma centena de famílias de Calhau e Madeiral

Numa pequena cerimónia que ocorreu numa sala adjacente ao polivalente da Ribeira de Calhau, José Maria Neves fez questão de entregar em mãos a cada um dos contemplados, o título de propriedade dos terrenos que doravante lhes passa a pertencer.

Um momento histórico para as duas regiões, diz o Presidente da Associação dos Agricultores de Calhau, que sugeriu a institucionalização do dia 18 de Novembro como o dia dos Agricultores de Calhau e Madeiral, prometendo que tudo irão fazer para comprovar a justeza dessa decisão do Governo de José Maria Neves.

"Queremos com a nossa actividade agrícola participar activamente no desenvolvimento de São Vicente e de Cabo Verde", afirma. Por seu lado, o Chefe do Governo afirmou ser esse gesto, um símbolo do que o Governo quer para a agricultura, "um dia grande para Madeiral e Calhau" e também para Cabo Verde, pois que é uma amostra dessa nova ambição para o sector agrícola no país.

"Queremos desenvolver a agricultura e a industria agro-alimentar", daí que o Executivo tenha colocado enfase na captação e mobilização de água com milhões de contos em investimentos na requalificação de bacias hidrográficas e construção de 17 barragens em todo Cabo Verde, alguns dos quais já começam a ser construídos, para a mobilização de milhões de m3 de água. Água para disponibilizar para os agrícultores "para que possam desenvolver as suas actividades", dá conta Neves.

Este gesto é mais uma prova de que o Governo confia no potencial agricola, também de São Vicente.

É essa mesma ambição que o Governo quer também para as pescas e a pecuária, industrias capazes de proporcionar a melhoria da qualidade de vida daqueles que vivem dessas actividades.

Essa nova visão também implica melhor acesso a fundos e empréstimos para projectos dos agrcultores, daí a criação do Novo Banco.

Ainda em relação a São Vicente, o Chefe do Executivo confirma que o Governo está apostado em trazer "um outro olhar" para essas ilhas que traduzam num desenvolvimento de todas as valências ligadas ao mar, indústria das pescas, turismo, energias, etc. Queremos que essa ilha continue a ser "a ilha do mar de Cabo Verde", lembrabdo que São Vicente está no centro da criação do tal "cluster" do mar que o Governo tem em criação.