Notícias

Hillary Clinton em Cabo Verde pela segunda vez

A Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, estará em Cabo Verde nesta terça-feira, mais precisamente na ilha do Sal, para uma visita de algumas horas ao país, e será recebida pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves. Esta é a segunda visita oficial desta que é a porta-voz da diplomacia externa do Governo de Barack Obama e uma oportunidade para os dois governantes abordarem a cooperação entre os dois países.

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves desloca-se, nesta terça-feira à ilha do Sal para receber a Secretária de Estado norte-americana, que faz um périplo por quatro países africanos, nomeadamente a Libéria, a Costa do Marfim e o Togo, sendo Cabo Verde a última paragem de mais esta missão de Clinton.

Da agenda da reunião entre os dois governantes destacam vários temas relacionados com a paz, a democracia e a boa governação na região Oeste Africana. A cooperação entre os dois países nos mais diversos domínios, Mar, Transportes, Defesa e Segurança Nacional, a Equidade de Géneros, estará certamente sobre a mesa de conversações.

Esta é, também, uma oportunidade para as partes passarem em revista temas relacionados com a execução do II Compacto do Millenium Challenge Account, recentemente atribuído a Cabo Verde, no valor de 66.2 milhões de dólares.

Este segundo pacote, recorda-se, irá financiar vários projectos importantes em três áreas vitais para o desenvolvimento, sendo essas a água e electricidade, o saneamento e o Cadastro (gestão de solos). 

De realçar ainda que estará em Cabo Verde nos próximos dias 10 e 11 de Fevereiro uma delegação do Millenium Challenge Corporation chefiada pelo seu Director, Daniel Yohannes, para assinar com o Governo cabo-verdiano o II Compacto, para além de visitar alguns projectos ligados ao I Compacto.

Esta é a segunda visita de Hillary Clinton a Cabo Verde, ela que a 14 de Agosto de 2009 fez uma passagem de cerca de 24 horas, também na ilha do Sal. Uma visita, na altura considerada histórica e que viria a revelar-se de extrema importância para o aprofundamento das relações entre Cabo Verde e os Estados unidos, com a Chefe da diplomacia norte-americana a considerar essas ilhas como um “caso de sucesso inigualável em África”.