Notícias

𝐇𝐨𝐦ó𝐥𝐨𝐠𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞 𝐞 𝐋𝐮𝐚𝐧𝐝𝐚 𝐚𝐧𝐮𝐧𝐜𝐢𝐚𝐦 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐛𝐫𝐞𝐯𝐞 𝐫𝐞𝐭𝐨𝐦𝐚 𝐝𝐞 𝐯𝐨𝐨𝐬 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐋𝐮𝐚𝐧𝐝𝐚 𝐞 𝐏𝐫𝐚𝐢𝐚

O Ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira, e o Ministro dos Transportes de Angola, Ricardo de Abreu, anunciaram para breve retoma de voos entre Luanda e Praia.

O anúncio foi feito durante o encontro entre os dois homólogos à margem da participação do ministro cabo-verdiano na 2ª Conferência Ministerial do Turismo e Transportes Aéreos em África da UN Turismo e ICAO, sobre o Turismo e Transportes Aéreos, que decorre na Capital Angolana, entre 22 e 24 de julho.

“Essa ligação vai permitir que Cabo Verde sirva como um ‘hub’ para distribuição para vários outros países de Europa, mas também do continente americano”, disse o Ministro sobre os voos a serem operados pela TAAG – Linhas Aéreas de Angola S.A.

O Ministro José Luís Sá Nogueira também teve encontro com o Ministro do Turismo de Angola, Márcio Daniel, com o intuito de aprofundar as parcerias em curso, onde foram abordadas diversas questões de interesse comum, como o fomento de turismo e investimento entre os dois países.

A 2ª Conferência Ministerial do Turismo e Transportes Aéreos em África da UN Turismo conta com a presença de mais de 30 ministros africanos e de cerca de 500 participantes, entre representantes de companhias aéreas, operadores turísticos e investidores internacionais.

A organização entende que África possui um imenso potencial para o crescimento do turismo e do transporte aéreo, mas oportunidades significativas permanecem inexploradas. Em 2024, o continente registou um aumento recorde de chegadas internacionais de 74 milhões, traduzindo-se em 7% mais chegadas em comparação com 2019 e 12% mais do que em 2023, ressaltando o papel vital do transporte aéreo na expansão do turismo.

Dada a sua interdependência, esta Conferência de alto nível centrar-se-á na promoção de sinergias mais fortes entre os dois sectores, a fim de impulsionar o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável.

Alinhada com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2063 da União Africana, a Conferência visa: identificar desafios e oportunidades para melhorar a conectividade aérea e viagens perfeitas em toda a África; fortalecer o diálogo entre as partes interessadas do turismo e do transporte aéreo para atender aos principais imperativos de negócios e incentivar o compromisso político de integrar as prioridades do turismo e dos transportes aéreos nas agendas nacionais e regionais.

O programa contará ainda com um Workshop de Especialistas em Turismo e Transporte Aéreo no dia 22 de Julho, que antecede a Conferência Ministerial.

A primeira edição da Conferência Ministerial do Turismo e Transportes Aéreos em África da UN Turismo foi realizada em Cabo Verde, em 2019.