Notícias

Inaugurado novo Centro de Saúde Reprodutiva da Boa Vista para servir a população

Numa cerimónia que teve lugar nesta quarta-feira, 17 de setembro, na cidade de Sal Rei, presidida pelo Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, pelo Presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça e representante da Associação Help For Boa Vista, Filomena de Pina.

Com esta inauguração, fica assim, concluída um processo colaborativo iniciado entre a Câmara Municipal da Boa Vista e o Ministério da Saúde cujo objetivo é proporcionar melhores cuidados de saúde materno-infantil as mães e crianças da ilha.

Na sua intervenção, o Ministro da Saúde disse que se celebra agora “uma vitória partilhada”.

“É um dia de alegria, de esperança e de compromisso. Um dia que mostra como a iniciativa privada, a sociedade civil organizada e o poder público, quando se dão as mãos, conseguem realizar obras que tocam vidas, que dão dignidade e que reforçam a coesão social.

Por isso, “estamos juntos para inaugurar este Centro de Saúde Reprodutiva, um sonho longamente acalentado pelos profissionais desta ilha e pela sua população, especialmente pelos jovens, e que a partir de hoje se torna uma conquista de todos os boa-vistenses e um exemplo de parceria virtuosa para o nosso país”, afirmou o Ministro.

Em nome do Governo de Cabo Verde, Jorge Figueiredo, agradeceu à Associação Help for Boa Vista e à Câmara Municipal da Boa Vista que acreditaram, mobilizaram recursos e fizeram acontecer.

E de uma forma particularmente singela, reconheceu também o papel dos profissionais de saúde desta ilha, que serão, segundo disse, “a alma deste centro”.

O Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, enfatizou ainda a necessidade de haver parcerias sólidas do tipo e a união de esforços entre o Governo, as autarquias e as organizações da Sociedade Civil, como a Associação Help For Boa Vista na concretização de objetivos comuns de desenvolvimento.

De referir que desde que assumiu o Ministério da Saúde em fevereiro deste ano, Jorge Figueiredo tomou como prioridade a resolução das pendências em relação a abertura deste Centro de Saúde Reprodutiva na Boa Vista, tendo mantido vários contactos com o Presidente da Câmara Municipal e ainda realizou uma visita a ilha no mês de junho último, onde assinou o protocolo de entendimento com a edilidade, com este objetivo que agora se concretiza.

Para o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, a concretização da obra não foi fácil, pois tiveram de enfrentar diversos, no entanto, destacou a parceria com a Help For Boa Vista como “exemplar e decisiva” para o sucesso do empreendimento.

A representante da Associação Help For Boa Vista, Filomena de Pina, referiu que a inauguração desta obra é a concretização de um sonho que “reforça os valores de solidariedade e de serviço ao próximo”.

O projeto é fruto de uma colaboração entre a Câmara Municipal e a Associação Help For Boa Vista, que conta com o apoio técnico e profissional do Ministério da Saude através da delegacia de saúde da Boa Vista que visa dar uma resposta vital à população local na melhoria da saúde materno-infantil.

Trata-se de um edifício de quatro pisos, projetado para ser “bem arejado e com uma boa iluminação natural”, orçando em 64 mil contos, capaz de abrigar diversos serviços, tais como sala de emergência, consultórios para consultas, salas de psicologia e vacinas, serviço de ginecologia e puericultura e ainda salas de reuniões, entre outros.