
Liedson e Ayla foram as primeiras crianças a receber as primeiras doses das vacinas contra o rotavírus, pneumocócica e hexavalente, recentemente introduzidas no Calendário Nacional de Vacinação. Ambos, com apenas dois meses de idade, foram levados pelas suas mães para serem imunizados contra doenças graves, no ato oficial de lançamento destas vacinas.
Uma das mães sublinhou a importância da iniciativa, referindo que, por ser estudante, não tinha condições financeiras para custear as vacinas no setor privado, cujo valor pode chegar a cerca de 50 mil escudos.
“Acho que é uma excelente iniciativa ter estas vacinas disponíveis gratuitamente nos centros de saúde. Assim, todas as crianças passam a ter acesso”, afirmou.
Outra mãe defendeu que a inclusão destas vacinas no calendário nacional representa um apoio significativo para os pais e famílias, sobretudo para aqueles com menos recursos, garantindo uma vacinação segura e gratuita através do sistema público de saúde.
A introdução destas vacinas contribui, não só para a proteção das crianças contra doenças potencialmente graves, como também serve para a redução de custos para as famílias e para o fortalecimento da prevenção em saúde infantil.



