Notícias

Ligações marítimas Cabo Verde São Tomé iniciam em Junho

santomeAs ligações marítimas entre os dois países deverão ser realidade já a partir do mês de Junho, de acordo com o memorando de entendimento assinado entre o empresário cabo-verdiano, Felisberto Furtado e o empresário são-tomense, Aurélio Martins para constituição da empresa Expresso Lda. que irá garantir essa ligação.

O Navio que irá garantir essa ligação já está em Cabo Verde mais concretamente na ilha de São Vicente e, de acordo com Felisberto Furtado, trata-se de uma embarcação veloz, capaz de fazer a viagem em cinco dias, quando uma embarcação normal o faria em até oito dias. É uma embarcação extremamente segura equipada com um estabilizador de cada lado, garante.

O referido navio possui capacidade para até cerca de 800 passageiros e aproximadamente 400 camas, com cinema e jardim e parque infantil para as crianças, descreve o empresário.

santome2De acordo com o memorando assinado na presença dos Primeiros-Ministros de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe, as viagens oficiais do navio nessa rota deverão iniciar já em Junho próximo, abrindo grandes possibilidades para as relações e trocas comerciais entre os dois países.

A concretizar esse projecto o Governo São-tomense acredita que, aliado à assinatura do acordo fitossanitário, os efeitos na economia daquele país do Equador serão imediatos, pois que essa abertura será capaz de dinamizar as trocas comerciais e abrir novos mercados para os produtos agrícolas de São Tomé e Príncipe.

santome3No último dia da viagem de José Maria Neves a São Tomé, este ainda assistiu à assinatura do acordo fitossanitário entre o Ministro do Ambiente, do Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos, José Maria Veiga e o seu homólogo são-tomense, José Luis Xavier Mendes, e um acordo para exploração e exportação de pescado, para além de outros acordos e decisões importantes que colocam Cabo Verde como grande protagonista no desenvolvimento e crescimento desse país irmão (Ver texto: Cabo Verde assume parceria estratégica com São Tomé e Príncipe).

No Domingo Neves reuniu-se com centenas de cabo-verdianos e descendentes no Salão do Congresso Nacional na ilha de São Tomé, um encontro que se realizou em ambiente de festa e de convívio com o Primeiro Ministro a fazer-se ao palco para dançar com as senhoras ao som do Funaná de um grupo de Ferro e Gaita local.