Notícias

Limites Exteriores da Plataforma Continental, para além das 200 milhas marítimas debatida em atelier

O encontro pretende fazer uma possível abordagem sub-regional da preparação dos projectos de extensão da plataforma continental, incluindo a importante fase de levantamento de dados técnicos e científicos de apoio ao dossier de extensão – levantamentos hidrográficos e sísmicos.

A realização do Atelier surge na sequência dos vários eventos efectuados anteriormente, nomeadamente a Primeira Reunião Técnica e Ministerial da CEDEAO, realizado em Acra (Gana); o segundo Encontro Técnico envolvendo peritos do Benin, Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Togo; reunião realizada em Arendal (Noruega), envolvendo vários países da região oeste africana, no âmbito da preparação das suas respectivas Informações Preliminares sobre a extensão da plataforma continental, já submetidas ao Secretário-geral das Nações Unidas.

O encontro, financiado pelo Reino da Noruega, contará com a presença de peritos nacionais, assim como de peritos da Gâmbia, da Guiné Bissau, Guiné Conakry, Mauritânia e do Senegal e é realizado no âmbito das recentes iniciativas da Comissão da CEDEAO para esta matéria que têm como objectivo apoiar os Estados costeiros da sub-região da África Ocidental, na execução dos seus respectivos projectos de extensão da plataforma continental.

Participam, igualmente, neste encontro, representantes da Comissão da CEDEAO e do Bureau das Nações Unidas para a África Ocidental. A Noruega estará representada pelo Embaixador Hans Willhelm Longva que tem a cargo o dossier de extensão da plataforma continental e pelo seu membro da Comissão de Limites, Harald Brekke.