Notícias

MED introduz inovações no sistema para um novo ano lectivo com mais qualidade

dsc03201O Ministério da Educação e Desporto anunciou ontem, 10 de Setembro de 2012, as perspectivas e planos para o próximo ano lectivo 2012/2013. O destaque vai inteiramente para as grandes inovações que serão introduzidas no sistema, inovações essas, que ficarão alicerçadas em 4 pilares fundamentais: a Responsabilidade, Honestidade Intelectual, Transparência e Excelência, para o reforço da qualidade dos sistemas educativo e desportivo.

Em conferência de imprensa, no Palácio do Governo, na cidade da Praia, o Director Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão (DGPOG) do MED, Pedro Brito começou por destacar os resultados do anterior ano lectivo, que na sua óptica, foram muito positivos.

De acordo com Pedro Brito, o novo ano lectivo, 2012/2013 inicia no próximo dia 17 de Setembro e perspectiva-se um total de 143.747 alunos efectivos, mais 477 no que diz respeito ao ano passado. A razão desse aumento deve-se a um acréscimo de efectivos registado na Educação Pré-Escolar e 6.903 docentes, distribuídos pelos 3 níveis de ensino.

Do total de 143.747 alunos efectivos para o próximo ano lectivo, 23.853 (16,6%) distribuem-se pelo Pré-escolar; 90.415 (62,9%) repartem-se pelo Ensino Básico, caso houver o alargamento da escolaridade básica para 8 anos, como está previsto; ou 65.922 (45,9%) para o Ensino Básico, caso se mantiver as condições actuais, ou seja, escolaridade básica até ao 6º ano. Já, para o Ensino Secundário prevêem-se 29.479 (20,5%) alunos efectivos, caso a escolaridade básica for alargada para 8 anos; ou 53.972 (37,5%), se as condições actuais se mantiverem.

Sob o lema” Juntos por Uma Educação e Um Desporto de Qualidade”, o MED irá introduzir várias inovações. Um deles será a “generalização ou alargamento da experimentação dos novos Planos de Estudos, onde generalizará os novos curricula no 1º do Ensino Básico, alargamento da experimentação da revisão curricular no 7º ano para mais escolas; em todas as turmas do 1º ano, haverá novos programas de ensino, novos guias do professor e novos manuais do aluno, suportados na nova metodologia de aprendizagem; e formação de professores em nova metodologia de ensino” afirma Pedro Brito.

O reforço das Ciências e das Línguas e introdução de novas dinâmicas no programa “Mundu Novu”são inovações a serem levadas a cabo.

A Bancarização do Tesouro é outra grande novidade do MED para o próximo ano lectivo. “As escolas secundárias vão passar a ter um sistema de execução orçamental (bancarização do tesouro), que irá permitir fazer toda a execução do orçamento através do E-GOV. As condições já foram criadas e a formação neste domínio foi ministrada a praticamente todas as escolas secundárias”, realça o director do DGPOG.dsc03202

Pedro Brito destaca ainda a inserção da “Base de Dados do Sistema Educativo e Desportivo, que é um dispositivo que vai contribuir, por um lado, para a melhoria do funcionamento das escolas, e, por outro, melhorar a perfomance do sistema educativo e, consequentemente a eficiência e eficácia na produção de dados estatísticos”. 

Um conjunto de Infraestruturas Educativas e Desportivas que serão construídas, umas reabilitadas ou requalificadas e outras inauguradas durante o ano lectivo 2012/2013, também merece relevo. Aquelas que, porventura, se colocam mais em evidência serão a construção do complexo Educativo de Santa Maria, na ilha do Sal, financiada pela China; conclusão da construção das Escolas Secundárias de Ponta Verde, ilha do Fogo, do Maio, do Tarrafal de São Nicolau, dos Mosteiros e do Instituto Pedagógico de Santa Catarina; inanguração do estádio Nacional; construção de algumas placas desportivas; construção da Escola do Ensino Básico de Alto Safende; requalificação do Gimno Desportivo Vává Duarte, entre outras iniciativas.