Notícias

MEES vai combater abandono escolar e reter atenção dos alunos no sistema

Apesar de reconhecer a existência de algumas fragilidades relacionadas à perda de eficiência e, por isso, o MEES tem pela frente o desafio de combater o abando escolar, Octavio Tavares considera positivo o ano lectivo 2008/2009 porque dos cerca de 150 mil alunos que frequentaram o curso lectivo do ano passado, nos diferentes níveis do ensino, do pré-escolar ao secundário, a maioria teve resultados positivos.

Octavio Tavares explicou que no ensino básico houve uma aprovação na ordem dos 90% e um abandono escolar em média de 2%, enquanto no ensino secundário, a aprovação foi cerca de 74% e um abandono escolar de 8,5%.

Em termos qualitativos, considera que houve melhoria de resultados nas disciplinas onde os alunos enfrentam maiores dificuldades, como Matemática, Língua Portuguesa, Física e Química.

"O nível de aprendizagem melhorou, porque verificamos pela avaliação dos alunos que há melhores rendimentos nas áreas mais duras", disse Tavares, acrescentando que a Matemática e Língua Portuguesa são as disciplinas em que os alunos continuam a experimentar as maiores dificuldades. E para superar as fraquezas no ensino dessas disciplinas, Octávio Tavares explicou que o MEES faz todos os anos grandes investimentos na formação dos professores.

Relativamente ao Ensino Superior, Octávio Tavares, afirma que este nível de ensino está a ter "uma dinâmica extraordinária". Cerca de 15 mil estudantes estão a frequentar o ensino superior, sendo que a maioria desses alunos encontra-se a estudar no país.
Este facto, explicou Octavio Tavares, vai permitir um aumento do número de bolsas de estudos atribuídos aos alunos que estudam no país.

"O governo de Cabo Verde pode aumentar o número de bolsas no país. No global teremos cerca de 2 mil bolseiros do Governo de Cabo Verde, incluindo 10 bolsas de mérito que o governo atribui que são bolsas não reembolsáveis", concluiu.