Notícias

Ministério da Saúde vai reforçar o serviço de telemedicina com novos equipamentos avaliados em 240.000.000$00, em parceria com o Japão

Ao abrigo da Cooperação Bilateral entre o Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Saúde e o Governo do Japão, no âmbito de um projeto denominado “Reestruturação do Serviço Nacional de Telemedicina”, o Embaixador do Japão em Dakar, AKAMATSU Takeshi, faz hoje, 18 de dezembro, a entrega oficial dos equipamentos de telemedicina, ao Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo.

Os equipamentos a serem entregues são 24 aparelho/carros de telemedicina, 24 Equipamentos de Videoconferência e dois Microscópios Digitais, no âmbito de um projeto que o Governo de Cabo Verde, apresentou ao Japão em 2021. O Projeto reestruturação dos centros de telemedicina foi financiado pelo Governo do Japão, com todos os equipamentos definidos, no valor de 240.000.000$00.

 Com este projeto, o Ministério da Saúde reforça significativamente o serviço de telemedicina em todo o país, através da disponibilização de novos equipamentos e da capacitação contínua dos profissionais de saúde.

 A implementação do projeto, já se encontra na sua fase final e visa modernizar o programa de telemedicina e integrá-lo ao Sistema de Informação Sanitária. A instalação destes equipamentos está em curso, sendo que todos os 22 municípios do país passam a ter pelo menos uma estrutura de saúde completamente equipados com os equipamentos de telemedicina, incluindo a Instalação de mais 24 Equipamentos de Videoconferência em todos os 22 Municípios, para que em tempo real as estruturas possam comunicarem e trocarem experiências interna e externa.

O projeto incorpora mais dois Microscópios Digitais, entalados nos dois hospitais centrais que irão permitir a digitalização de todos os processos/laminas nos serviços de Anatomia Patológica.

 Em termos práticos, os resultados esperados com este projeto é a conexão de todos os centros de saúde, através da Telemedicina, um melhor acesso aos cuidados especializados de saúde facilitados, através da Telemedicina, a melhoria contínua da formação dos profissionais de saúde, redução das evacuações internas para consultas de especialidades e melhoria das respostas do SNS.

A cerimonia de entrega terá lugar hoje, 18 de dezembro, pelas 15:30, na sala de telemedicina no HAN.