Notícias

Ministra da Justiça entrega certificados e kits a jovens formados, no âmbito do Projeto Ami ê di Paz y Bô

Um total de 29 jovens receberam esta quarta-feira, 04 de fevereiro, os certificados e kit de formação em Pladur e Canalização, realizada no âmbito do projeto Ami é di Paz y Bô, uma iniciativa do Ministério da Justiça.

O ato, que teve lugar nas instalações do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), foi presidido pela Ministra da Justiça, Joana Rosa, acompanhada do Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, do Representante Residente do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde, David Matern, da Administradora do IEFP, Evna Fonseca e da Diretora do Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional da Praia (CEFPP), Raquel Santos.

Joana Rosa enalteceu a parceria com o PNUD na materialização deste e outros projetos. “Essa parceria tem dado bons frutos e a verdade é que temos jovens formados e preparados para entrar no mercado de trabalho, quer através de empresas ou do autoemprego e a serem úteis na sociedade”.

Para Joana Rosa, “o projeto Ami ê di Paz y Bô, no qual se inserem as duas formações, já permitiu que centenas de jovens tenham sido formados em eletricidade, pladur, canalização e carta de condução para veículos ligeiros.  E estão em formação perto de uma centena e meia de jovens em manobradores de máquina e novamente carta de condução para veículos ligeiros.”

“O projeto que, além de formações tem fornecido kits de autoemprego, tem contribuído fortemente para a pacificação social, permitindo juntar jovens de bairros que eram rivais e inimigos e agora se tornaram amigos, podendo trabalhar juntos para garantir o seu sustento “, garantiu ela.

A finalizar, a governante instigou os jovens a terem ousadia, formando empresas. “Podem organizar em grupos e criar empresas e o Ministério da Justiça fará o devido acompanhamento com mais formações em gestão financeira e atendimento a clientes para reforçar as vossas competências. Incentivem outros a procurarem oportunidades de formação. O Governo tem feito o seu papel em disponibilizar oportunidades de formação e de promoção de emprego”.

Recorde-se que o projeto “Ami é di Paz y Bô” tem como objetivo promover e estimular o empreendedorismo juvenil, combater e prevenir a violência urbana na Cidade da Praia, contemplando ações de formação, sensibilização, criação de emprego e autoemprego para jovens desempregados e em situação de vulnerabilidade.

O projeto, financiado pelo PNUD, já contemplou largas centenas de jovens com diversas formações, oriundos de muitos bairros da Capital, designadamente Fazenda, Várzea, Santaninha, Madjana,  Achaga Grande Trás, entre outros.

Além de ministrar formações e fazer o seguimento pós-formações, o projeto faz ainda o encaminhamento de jovens no sentido de beneficiarem de formações em outras instituições.