Notícias

Ministra da Justiça participa nas Atividades Natalícias com Educandos do Centro Socioeducativo Orlando Pantera

A Ministra da Justiça participou nesta queinta-feira, 18 de dezembro, nas atividades de Natal com educandos do Centro Socioeducativo Orlando Pantera (CSEOP).

O momento serviu para a confraternização entre os familiares e adolescentes educandos do Centro, sendo que estes receberam presentes, nesta que é uma época tão especial. Além dos educandos, os funcionários do CSEOP receberam certificados de reconhecimento pelo trabalho que vem desempenhando.

Joana Rosa, que presidiu as atividades, realçou o importante papel da família na prevenção e no apoio a crianças e adolescentes por forma a evitar que elas caem em situações de risco e se constituem um perigo para a sociedade, comprometendo seriamente o seu futuro. Joana Rosa também enalteceu o papel da Igreja na exaltação dos valores morais e na formação pessoal de toda a sociedade.

“Realizamos sempre estas festas de Natal entre os educandos e respetivas famílias. É um momento de reflexão, de partilha, de amizade, do amor, da solidariedade e de chamar atenção à sociedade para ver para esses educandos de forma diferente, de não abandonar as crianças e adolescente na rua e à sua sorte e de se trabalhar a educação caseira”, afirmou.

A governante destacou também o trabalho de reinserção social que está sendo levado a cabo. “Estamos a dar atendimento a esses adolescentes, a criar melhores condições no Centro com salas de informática, salas para receber famílias, a cozinha, espaço para o desporto, o desenvolvimento da cultura, para que eles se sintam em casa, aconchegados e que possam ter o entendimento que o espaço deles é na família. Só estão cá por incumprimento ou por terem praticado atividades que não coadunam com o ambiente social. A taxa de reincidência é muito baixa, sendo que a maior parte dos adolescentes que sai daqui está reintegrada”, realçou Joana Rosa.

“Queremos quebrar esse ciclo de vida penoso para os menores, com crianças no ICCA, adolescentes no Centro Socioeducativo Orlando Pantera e jovens na cadeia. Queremos ter jovens com expetativas de vida, que podem trabalhar, adquirir a sua família e ter conduta social própria e digna, é isso que estamos a trabalhar, contando com o apoio de várias instituições estatais, privadas e algumas ONGs no desenvolvimento de programas aqui no Centro a vários níveis e com o forte engajamento do corpo de técnicos dos serviços de reinserção social”, garantiu.

A Ministra ainda elogiou o trabalho que a nova direção vem desenvolvendo no Centro com o impacto direto na mudança do comportamento dos adolescentes e apelou a continuidade e à realização do trabalho preventivo junto das famílias, chamando-as para assumir as suas responsabilidades, porque o lugar das crianças e na família e na escola.

No evento mereceu nota de destaque os testemunhos de dois jovens gémeos, antigos educandos do Centro, e que hoje se encontram socialmente reintegrados.

Do programa constou ainda atividades culturais, com participação musical e atuação do grupo de teatro de Tikai.