
O encontro serviu para estabelecer uma parceria estratégica, visando a implementação de projetos de cooperação institucional voltados para o fortalecimento da coesão social e da cidadania.
Nesse cenário, o foco central esteve virado para a criação do Gabinete de Mediação Comunitária, uma iniciativa orientada para a prevenção de conflitos, promoção do diálogo e acesso à justiça de proximidade, bem como o desenvolvimento do Projeto de Cidadania Ativa, destinado ao reforço da participação cívica, dos direitos e deveres dos cidadãos, promovendo a mudança de comportamento das famílias e jovens em situação de risco.
Esse momento de diálogo reforça o compromisso comum com soluções sustentáveis, inclusivas e participativas, colocando as comunidades no centro das políticas públicas e promovendo uma justiça mais próxima, acessível e humanizada.
A Ministra Joana Rosa manifestou o engajamento do Ministério nessas matérias, com o intuito de promover a paz social, aproximar a Justiça às comunidades e fomentar a participação cívica e comunitária no desenvolvimento das comunidades e do próprio país. A Associação Donu Nha Distinu reafirma a sua disponibilidade para cooperar com as instituições do Estado na construção de comunidades mais justas, conscientes e resilientes.
De realçar que a Associação Donu Nha Distinu é uma organização comunitária sem fins lucrativos que atua na promoção do desenvolvimento social, cultural e educativo, com forte intervenção nos bairros de Castelão e Coqueiro. A sua ação centra-se no fortalecimento da cidadania ativa, inclusão social, participação comunitária e valorização do capital humano, com especial enfoque em crianças, jovens, mulheres e pessoas idosas.
Através de projetos de intervenção comunitária, educação, cultura, desporto e mediação social, a Donu Nha Distinu promove soluções participativas e sustentáveis, trabalhando em estreita cooperação com instituições públicas, privadas e a comunidade local.



