Na sua intervenção, a Ministra Filomena Gonçalves disse que Cabo Verde tem primado para cumprir todos os compromissos do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP rumo à cobertura Universal em Saúde e com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, participou na IV Reunião Extraordinária dos Ministros da Saúde da CPLP, que teve lugar hoje, 09 de março, em formato online, cujo objetivo foi a apresentação e aprovação do Plano Estratégicos de Cooperação em Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, designado PECS-CPLP para o horizonte 2023-2027.
Esta reunião foi presidida pela Ministra da Saúde de Angola, Silvia Lutucuta. país que detém a presidência pro-tempore da CPLP até 2025.
Durante a reunião, os Ministros da Saúde da CPLP apreciaram e aprovaram o novo Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da Comunidade PECS-CPLP 2023-2027. Trata-se de um instrumento primordial de orientação da cooperação em saúde da CPLP que visa fomentar o relacionamento da Comunidade com diferentes parceiros de desenvolvimento nesse sector, e que foi aprovado pela primeira vez em 2009, durante a II Reunião dos Ministros da Saúde da comunidade que foram sofrendo várias edições desde o PECS-CPLP 2009-2012 até PECS-CPLP 2018-2021. Com a aprovação deste PECS-CPLP 2023-2027 é a quarta edição deste instrumento.
Na sua intervenção, a Ministra Filomena Gonçalves disse que Cabo Verde tem primado para cumprir todos os compromissos do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP rumo à cobertura Universal em Saúde e com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“Ao longo dos anos, os sucessivos PECS têm sido um instrumento de cooperação de suprema importância no alcance dos importantes avanços em matéria de desenvolvimento socioeconómico, no seu geral e sanitário, no nosso caso em particular, disse.
Filomena Gonçalves destacou que graças a estes avanços Cabo Verde tem mantido resultados e indicadores em saúde que torna o país mais seguro e muito mais atrativo internacionalmente.
Disse ainda que os eixos estratégicos priorizados no PECS-CPLP 2023-2017 como a Formação e Desenvolvimento da Força de Trabalho em Saúde, a Inovação nos Sistemas de Informação e Comunicação em Saúde, a Investigação e Bioética em Saúde e a Monitorização dos ODS e, acima de tudo com relação à Prontidão para Emergências em Saúde Pública, foram muito assertivos e focados nas principais necessidades dos países membros.
Esta IV Reunião Extraordinária dos Ministros da Saúde da CPLP contou com a participação das delegações dos nove estados membros a saber Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.