
O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, presidiu na tarde de hoje, 8 de janeiro, à 5ª Reunião do comité de pilotagem do programa de apoio à transição energética, realizada pela primeira vez, na ilha da Boa Vista.
Esta quinta reunião teve como principais objetivos a apresentação das atividades realizadas no ano 2025, bem como a apresentação das ações previstas para o período de extensão do programa de apoio a transição energética, com duração de 18 meses e um orçamento adicional de cinco milhões e oitocentos mil euros.
No seu discurso de abertura, o Ministro Alexandre Monteiro destacou que esta extensão reafirma a Cooperação Luxemburguesa como um parceiro estratégico de Cabo Verde, num trajeto de mudança estrutural do sector energético.
“O Programa de Transição Energética tem uma missão clara que é apoiar o país na concretização de uma transição energética ambiciosa que prevê ultrapassar os 30% de eletricidade renovável em 2026, superar os 50% em 2030 e alcançar 100% em 2040.”
O Ministro Alexandre Monteiro sublinhou ainda, que graças aos parceiros de cooperação e aos estudos, planos e programas desenvolvidos foi possível transformar estratégias em ações concretas. “Há mais produtores independentes, mais autoprodução e uma capacidade renovável instalada que alcança cerca de 90 MW, devendo chegar aos 110 MW nos próximos meses. Temos igualmente novas infraestruturas de armazenamento ligadas à rede, que já totalizam 7 MWh e que, brevemente, ultrapassarão os 40 MWh, reforçando a estabilidade e a resiliência do sistema. O processo de digitalização avança, para permitir uma gestão mais eficiente da operação elétrica. Em todas as ilhas já circulam veículos elétricos, suportados por uma rede pública de postos de carregamento, com uma capacidade de armazenamento distribuída superior a 70 MWh.”
Entre as atividades previstas para o período de extensão destacam-se o reforço e suporte a expansão do sistema SCADA para a ilha da Boa Vista, continuidade no desenvolvimento de estudos de viabilidade para interligação elétrica das ilhas, e estudos de recurso eólico em 4 ZDER’s.
A extensão do Programa de apoio a Transição Energética, contribuirá para reforçar as capacidades, consolidar os avanços alcançados e responder às exigências do futuro energético de Cabo Verde.



