
O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, presidiu este sábado,22 de novembro ao ato de Inauguração da Central Solar Fotovoltaica de 5MW, em salamansa, ilha de São Vicente.
Trata-se do primeiro parque solar na ilha de São Vicente, tem uma potência instalada de 6 MWp, terá uma produção anual estimada de 10.847 MWh e ocupa uma área de 7 Hectares.
O Ministro Alexandre Monteiro afirmou que este novo parque trará ganhos para os consumidores e para o país, contribuindo para a redução da importação de combustíveis fósseis, com impacto na redução do custo na produção de eletricidade e estabilidade tarifária.
“Em termos de redução no consumo de combustíveis fósseis para produção de eletricidade, diariamente em média, irá representar cerca de 6 mil litros de poupança, e num ano mais de 2 mil toneladas de combustíveis. São cerca de 160 mil contos por ano de poupança na importação de combustíveis fósseis para a produção de energia elétrica.
Para além da redução dos custos de produção de eletricidade, este parque é também vantajoso a nível ambiental o que contribuirá na redução da emissão de CO2, cerca de 9.194 toneladas por ano.
O Ministro Alexandre Monteiro realçou ainda que a ilha de São vicente dispõe uma média de 30% de penetração renovável com as infraestruturas já existentes e com este parque poderá ultrapassar 40% de eletricidade produzida a partir de sol e vento.
A nível nacional com os projetos que estão em curso, parques solares em todas as ilhas e a expansão do parque eólico na ilha de Santiago, mais as infraestruturas de armazenagem que estão a ser instaladas em todas as ilhas, o país poderá atingir 35% de penetração renovável, em 2026.



