
O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, realizou na manhã de hoje, 9 de janeiro, uma visita às obras de Adaptação e Modernização da rede elétrica da ilha da Boa Vista.
A primeira fase do projeto já se encontra concluída e contemplou a adaptação da rede elétrica nos Postos de Transformação e Seccionamento, criando as condições para o seu monitoramento e controlo remoto, a partir do Centro Nacional de Despacho do sistema elétrico, localizado na cidade da Praia.
Segundo Alexandre Monteiro, “este é um projeto que visa a integração da rede elétrica da ilha da Boa Vista no sistema de despacho nacional, ou seja, no sistema de gestão da rede nacional. Atualmente, as redes das ilhas de Santiago, São Vicente e Sal já estão integradas neste sistema. Com a conclusão da segunda fase, a ilha da Boa Vista passará igualmente a fazer parte deste sistema”. O governante acrescentou ainda que o plano de integração da rede no sistema SCADA tem uma abrangência nacional.
Conforme avançou ainda, este novo sistema de gestão da rede é mais inteligente e eficiente, permitindo uma maior integração das energias renováveis, bem como uma melhoria da qualidade do serviço prestado, com custos energéticos mais baixos para os consumidores. “Trata-se, por isso, de um projeto estrutural para a adaptação da rede elétrica da ilha da Boa Vista”, sublinhou.
O sistema permitirá ainda uma maior penetração das energias renováveis, quer através de produtores independentes, quer por via da autoprodução, uma realidade que tem vindo a crescer significativamente na ilha. Atualmente, grandes empreendimentos hoteleiros e alguns consumidores domésticos já dispõem de sistemas de autoprodução integrados na rede. Este sistema possibilita igualmente a gestão da integração de baterias, infraestruturas novas que irão passar a integrar a rede elétrica nacional.
O Projeto de Adaptação e Modernização da rede elétrica da ilha da Boa Vista é financiada pela Cooperação Luxemburguesa e representa um orçamento de cerca de quatro milhões de Euros.



