Notícias

Ministro da Administração Interna visita Município de Santa Catarina do Fogo na sequência do incêndio

O Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, efetuou nesta manhã (26), uma visita ao município de Santa Catarina do Fogo para conhecer in loco os trabalhos levados a cabo pelo sistema nacional da proteção civil e pela Câmara Municipal, e sobretudo para inteirar-se dos danos provocados pelo incêndio que afetou o Município, na quinta-feira do dia 22 de maio e nos dias seguintes.

O fogo consumiu aproximadamente 277 hectares de vegetação, incluindo cerca de 10 hectares de terreno agrícola e se alastrou para as localidades de Mãe Joana e Estância de Roque, tendo causado prejuízos ambientais, perda de árvores e plantas fruteiras e de pasto para os animais.

A visita teve início, com uma reunião nos Paços de Concelho, onde o Ministro foi recebido pelo Presidente de Câmara Municipal, Manuel Teixeira e seus Vereadores, estando também presentes o Presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros e o Comandante Regional da Proteção Civil, além dos representantes do Corpo de Bombeiros, das Forças Armadas, da Polícia Nacional e do Ministério da Agricultura e Ambiente, todos envolvidos diretamente no combate as chamas.

A reunião serviu para conhecer as causas do incêndio, os desafios enfrentados, as repostas à emergência, além dos impactos ambientais, tendo as duas entidades conversado sobre a situação pós-incêndio, tendo em conta os danos causados aos agricultores e criadores de animais, estes últimos no que tange ao pasto ardido. Em seguida a delegação realizou uma visita guiada ao terreno.

O governante na ocasião ressaltou a importância de se continuar com as campanhas de sensibilização de modo que a população tenha cada vez maior consciência do perigo das queimadas, a se evitar a negligência e a se pôr fim a essa prática.

Destacou ainda a necessidade de se manterem atualizados os planos de emergência e exortou para a necessidade de se concluir o mais rápido possível o levantamento da área global afetada, bem como dos danos causados.

No final, agradeceu o empenho e o envolvimento da autarquia, da comunidade local e de todas as entidades envolvidas.