A visita ao Paul insere-se num "ciclo de visitas aos diversos concelhos do país", que já contemplou São Nicolau, Boa Vista, Sal, São Vicente e Santiago. O Ministro sublinhou que o objetivo central é levar a mensagem e as políticas do Ministério da Educação a todas as comunidades.

O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, destacou o forte empenho do Governo na garantia de equidade e qualidade do ensino em todo o território nacional. O posicionamento foi assumido nesta quinta-feira (11), no âmbito da missão de acompanhamento do ano letivo 2025/2026 no concelho do Paul, que incluiu visitas às Escolas de Pico da Cruz (quarta-feira) e Fajã de Janela.
A visita ao Paul insere-se num “ciclo de visitas aos diversos concelhos do país”, que já contemplou São Nicolau, Boa Vista, Sal, São Vicente e Santiago. O Ministro sublinhou que o objetivo central é levar a mensagem e as políticas do Ministério da Educação a todas as comunidades.
O governante realçou duas visitas com um elevado valor simbólico, que ilustram o princípio da inclusão e da atenção a todas as escolas, independentemente da sua dimensão ou localização.
A primeira visita, logo no início da missão, foi à comunidade de Pico da Cruz, uma escola com poucos alunos. O Ministro explicou que essa paragem foi essencial para “levar a mensagem do Ministério da Educação, anunciar as políticas e os resultados das políticas que tem sido conseguidas”.
A segunda visita simbólica foi à Escola da Fajã de Janela, já esta quinta-feira, uma escola que, segundo o Ministro, provavelmente nunca tinha recebido a visita de um membro do Governo.
“Apesar de contar com apenas sete alunos e estar numa zona relativamente remota, isolada, com dificuldades”, é, em termos de infraestruturas, “uma das escolas das mais bonitas que temos no país”, avançou Amadeu Cruz tendo frisado que a visita a Fajã de Janela visa simbolizar a importância de cada estudante.
“Quando destaco esta visita à escola da Fajã, é para simbolizar que onde está um aluno, esse aluno merece a atenção do Governo de Cabo Verde, merece a atenção das autoridades, e devemos trabalhar para que este aluno tenha as mesmas oportunidades que os alunos das grandes centralidades.”
Em termos de resultados concretos, o Ministro da Educação elogiou o desempenho do Concelho do Paul, que se alinha com os objetivos nacionais de excelência.
No primeiro dia foram visitadas igualmente a Escola Básica Jorge Oliveira e o Polo da Universidade Técnica do Atlântico, entre várias outras escolas que, na ótica do Ministro se encontram “bem reabilitadas e com boas estruturas”
O Paul regista resultados excelentes em termos de avaliações, com notas positivas sempre acima de 85% ao longo do ano letivo 2024/2025.”
“As taxas de abandono escolar são praticamente nulas no ensino obrigatório. Taxas de abandono escolar na vizinhança de 0% no ensino básico obrigatório e no ensino secundário”.
O Ministro reconheceu que os professores estão motivados, valorizando o esforço do Governo na implementação do PCFR da classe docente.
“Os professores genericamente compreendem e valorizam o esforço que o Governo fez ao implementar o PCFR da classe docente, resolvendo as pendências acumuladas, mas, acima de tudo, melhorando os salários dos professores, que em média têm aumentos à volta de 24%.”
O acesso à tecnologia é uma prioridade para garantir a equidade. A escola de Pontinha de Janela, por exemplo, está dotada de acesso à internet, garantindo que os alunos, mesmo nas zonas mais remotas, tenham acesso às tecnologias.
O objetivo final das políticas é transformar o sistema educativo de modo que seja de “qualidade, seja equitativa, seja inclusiva, e que todas as localidades do nosso país beneficiem das mesmas medidas da política para que as crianças não se sintam desprotegidas e que sejam de facto a esperança da construção de um Cabo Verde mais justo, mais equilibrado e mais solidário”.
No segundo dia desta missão ao Paul, Amadeu Cruz visitou a Escola Básica Zinha Almeida (Fajã de Janela), tendo de seguida ido para a Escola Básica Júlio César Oliveira (Ribeira de Janela), Escola Básica de Penedo de Janela e Escola Básica António Vicente Lopes (Pontinha de Janela).



