Notícias

Ministro da Promoção de Investimentos encerra Cabo Verde Investment Fórum com mensagem de compromisso e parceria para o desenvolvimento

O Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, encerrou, esta sexta-feira, o Cabo Verde Investment Fórum, que decorreu na ilha do Sal, entre os dias 18 e 20 de junho, com uma mensagem de gratidão, confiança e compromisso com o desenvolvimento sustentável do país.

No seu discurso de encerramento, o governante agradeceu calorosamente aos promotores, apoiantes, participantes, empreendedores, parceiros institucionais e apresentadores, que contribuíram para o sucesso do evento.

Com palavras dirigidas a todos os que “falaram, ouviram, partilharam ideias e informações, sugeriram, criticaram, vieram de longe ou de outras ilhas se informar, arranjar parcerias, explorar fontes de financiamento, expor projetos de empreendimento”, o Ministro destacou a participação ativa dos diferentes setores, como prova de um país mobilizado para crescer de forma colaborativa.

Agradeceu à equipa da Cabo Verde Trade Invest e ao Hotel Hilton, palco do evento, pelo profissionalismo e hospitalidade, e reconheceu o papel determinante dos empreendedores e trabalhadores no crescimento da economia nacional. “São eles o coração das empresas”, afirmou o governante, reafirmando o compromisso com “salário digno, crescimento com emprego e emprego com remuneração justa”.

Durante a intervenção, o Ministro sublinhou, ainda, os resultados práticos dos três dias de fórum, reiterando que “existem vontade, confiança e disponibilidade dos agentes públicos e privados” para transformar ideias em ações concretas.

“Vimos ideias e oportunidades, soluções e propostas de soluções para vários problemas que enfrentamos. Dissemos e dizemos também aqui e agora, esta é uma parceria para o desenvolvimento. Ganham os empresários, ganham os trabalhadores e ganha Cabo Verde”, afirmou Eurico Monteiro, para quem “somos um país reconhecidamente amigo de investimentos, da economia e do emprego”.

À União Europeia (UE), no centro das atenções neste último dia, com uma sessão especial – a Global Gateway, o Ministro deixou uma palavra de “muito apreço e carinho”.  Uma Relação especial que, conforme o mesmo, não é um acaso ou fruto de simples circunstâncias.  “É uma escolha, uma opção estratégica nacional de regime, alinhada com valores institucionais, modelo económico e cultura democrática de Cabo Verde”, afirmou, Eurico Monteiro.

“Mudam-se os governos e a essencialidade da nossa ligação mantém-se. Pode haver mais ou menos fluidez, programas com maior ou menor robustez, mas a relação se mantém firme, exibindo sempre a sua relevância”, vincou. “Uma parceria capaz de nos influenciar e impulsionar para modelos de maior rigor e de exigência”, prosseguiu o governante, elencando as razões da relação especial com a UE, e daquilo que acontece na linha com a Global Gateway.

Para Ministro, o que este país, pobre ainda, mas ambicioso, precisa e deseja para o seu futuro e para os seus filhos “é exatamente aquilo que a União Europeia oferece”. A razão? O programa Global Gateway responde diretamente às principais necessidades do país, com investimentos superiores a 300 milhões de euros em áreas estratégicas como as energias renováveis, transporte sustentável, educação, saúde, conectividade digital e infraestruturas portuárias.

“Encontramos aqui respostas para os desafios que enfrentamos. Encontramos um parceiro que ajuda exatamente nas áreas que queremos privilegiar para nos tornarmos mais resilientes. Na economia, no ambiente, mas também nas energias renováveis, limpas, na transição digital, nas infraestruturas, na educação, na formação, na saúde, e no empoderamento empresarial”, afirmou Eurico Monteiro, destacando, ainda, o objetivo de tornar Cabo Verde num hub digital da África Ocidental.

“Muito obrigado União Europeia!”, agradeceu o Ministro, em nome do Governo de Cabo Verde, endereçando um agradecimento especial à Embaixadora Carla Grijó, por tudo o que tem feito, pela amizade, pelo carinho e pelo esforço de dedicação a Cabo Verde.