
Uma plataforma digital inovadora, dedicada a capacitar cientistas, profissionais de saúde e governos com ferramentas avançadas para enfrentar os desafios únicos da investigação e do tratamento do cancro em Cabo Verde e Moçambique, fruto de Projeto do mesmo nome que visa a caracterização clínico-patológica do Cancro nos PALOP”.
A Plataforma INCUBATOR na UNICV é financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação La Caixa, e liderada pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane – Faculdade de Medicina (UEM-FAMED), Hospital Universitário Agostinho Neto e o Hospital Central de Maputo.
A INCUBATOR tem como missão fornecer acesso global a dados científicos e médicos credíveis, com foco na problemática do cancro, capacitando estudantes, profissionais de saúde, médicos e investigadores a tomarem decisões baseadas em evidência.
Para o Ministros da Saúde, Jorge Figueiredo, esta é uma aliança efetiva entre a ciência, a academia e as políticas públicas de saúde, pois Cabo Verde tem vindo a consolidar um percurso exemplar no fortalecimento das suas capacidades nacionais em saúde.
Jorge Figueiredo avançou ainda que o Ministério da Saúde tem plena consciência de que não há sistema de saúde resiliente sem ciência, sem investigação e sem formação contínua.
Aliás, a experiência recente das emergências sanitárias às doenças não transmissíveis mostrou que a resposta do setor da saúde depende da capacidade nacional de gerar dados, compreender os determinantes da doença e aplicar soluções baseadas em evidência científica e disse estar convencido que é precisamente isso que projetos como o INCUBATOR vêm demonstrar.
Já o Reitor da UNICV, Arlindo Barreto, mostrou a disponibilidade da Universidade de Cabo Verde para apoiar na investigação e contribuir para melhor conhecimento sobre as doenças oncológicas em Cabo Verde, assegurando que a UNICV acolheu o Projeto INCUBATOR para reforçar a cooperação, a investigação e as pós-graduação não só na área da saúde, mas também noutras áreas.
A Plataforma INCUBATOR tem uma apresentação visual moderna, com identidade própria (logo, menu de navegação, secções dedicadas a biologia da próstata, análises clínicas, diagnóstico, laboratório virtual e publicações), para: Acessibilidade Global, Melhoria da Literacia em Saúde e Redução de Custos.



