Notícias

Ministro do Mar destaca desafios e oportunidades do oceano na abertura da Cabo Verde Ocean Week

Intervindo nesta segunda-feira, na abertura da VIII edição da Cabo Verde Ocean Week, (CVOW ) o Ministro do Mar, Jorge Santos, destacou o evento como um espaço privilegiado de reflexão, partilha e cooperação em torno dos grandes desafios e oportunidades que o oceano representa para Cabo Verde e para o mundo.

Na sua intervenção, o governante alertou para as grandes pressões que afetam os ecossistemas marinhos e marítimos, nomeadamente os impactos das alterações climáticas, a poluição marinha, a perda de biodiversidade e a sobre-exploração dos recursos, com destaque para a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (INN).

O Ministro apontou ainda ameaças transnacionais, como os fluxos migratórios irregulares, o tráfico ilícito de pessoas, drogas e armas e o aumento de atos de pirataria e terrorismo marítimo, sublinhando a necessidade de uma governação cooperativa e sustentável do oceano.

O governante lembrou que Cabo Verde é um Pequeno País Insular, mas um grande país oceânico, com uma Zona Económica Exclusiva de mais de 734 mil quilómetros quadrados, correspondente a 99,3% de superfície oceânica, e destacou as políticas públicas e programas implementados para fortalecer a resiliência das comunidades e ecossistemas locais.

Na sua alocução, enfatizou que a CVOW tem como propósito promover o diálogo, a inovação e o conhecimento científico, reforçando o compromisso do país com a economia azul e a proteção dos ecossistemas marinhos.

Concluindo a sua intervenção, o Ministro expressou o desejo de que esta edição seja “um ponto de encontro de ideias, compromissos e ações concretas em defesa do nosso maior património comum, o Oceano”.