Notícias

Ministro do Mar preside ao lançamento do S-GIMP, plataforma que marca uma nova era no IMP

O Ministro do Mar, Eng.º Jorge Santos, presidiu, na manhã de hoje, à cerimónia de lançamento do S-GIMP – Sistema de Gestão Integrada do Instituto Marítimo-Portuário, uma plataforma inovadora que assinala o início de uma nova era no funcionamento do Instituto Marítimo Portuário (IMP) e representa um passo decisivo na transformação digital e na modernização do setor marítimo-portuário nacional.

De acordo com o governante, o S-GIMP é a primeira aplicação de um conjunto de plataformas digitais que irão abranger não apenas o IMP, mas também armadores, operadores económicos e outros intervenientes do setor. A nova ferramenta vem substituir processos tradicionalmente analógicos, físicos e documentais por soluções digitais mais eficientes, seguras e acessíveis.

“O S-GIMP vai permitir ligar o Instituto Marítimo Portuário aos marítimos em qualquer parte do mundo, facilitando o acesso aos serviços e às prestações do IMP, ao mesmo tempo que simplifica os procedimentos para os operadores económicos, nomeadamente no licenciamento, nas autorizações de entrada e saída de navios e nas operações marítimo-portuárias”, sublinhou o Ministro, que enfatizou que esta modernização terá um impacto direto no reforço da segurança das operações marítimo-portuárias a nível nacional, consolidando o papel do IMP enquanto entidade responsável pela gestão e administração do setor em Cabo Verde e contribuindo para a melhoria da eficácia e da qualidade das infraestruturas existentes.

O lançamento do S-GIMP enquadra-se na estratégia governamental de transição digital e modernização da Administração Pública, em particular no âmbito do Ministério do Mar. O Ministro destacou que está em curso a implementação de um sistema de governança digital do setor marítimo, do qual o S-GIMP constitui uma peça estruturante.

Entre os avanços já concretizados, o governante referiu o Balcão Único no ZEMS, a digitalização quase total da ENAPOR, bem como os processos em curso na CABNAVE, na Inspeção-Geral das Pescas e na Direção Nacional das Pescas e Aquacultura. O próximo passo passa pela integração e interoperabilidade de todos estes subsistemas, criando uma base sólida para a liderança do setor marítimo-portuário e para o desenvolvimento da Economia Azul.

O Ministro do Mar salientou ainda que todo este processo de transformação digital está a ser concretizado com recursos próprios do Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo de Segurança Marítima e Portuária, do Fundo Autónomo das Pescas e dos orçamentos do próprio Ministério, em resposta a necessidades concretas do setor.

S-GIMP: um novo modo de ser e servir

Por sua vez, o Presidente do IMP, Dr. Seidi Santos, destacou que a implementação do S-GIMP representa um novo modo de ser e servir da instituição. “O S-GIMP marca uma nova etapa. Pela primeira vez, todo o ciclo de vida do marítimo passa a estar num único sistema”, afirmou.

Desde a inscrição, emissão da cédula, certificados, embarques, registo de ocorrências até ao histórico profissional, toda a informação passa a estar integrada, segura e transparente. “A informação que antes estava espalhada agora vai ser unificada”, assegurou, observando que esta fase representa, igualmente, o início de um trabalho de “grande simbolismo”.