
O Ministro do Mar, Jorge Santos, realizou na manhã desta sexta-feira, 19, uma visita à Plataforma de Frio do Porto Grande de Mindelo, onde manteve um encontro com os trabalhadores da unidade, reafirmando o firme compromisso do Governo em encontrar uma solução sustentável e definitiva para o funcionamento da infraestrutura, cujo concurso internacional para a seleção de um parceiro estratégico se encontra em curso.
Durante a visita, o governante constatou in loco as melhorias introduzidas ao longo do último ano, destacando a boa gestão da ENAPOR, tanto ao nível da manutenção das infraestruturas como da valorização do capital humano. “Fico contente com o estado em que se encontra a Plataforma de Frio. Está limpa”, afirmou o Ministro, reconhecendo, contudo, a necessidade de novos investimentos estruturantes para potenciar plenamente a unidade.
O encontro com os trabalhadores decorreu num ambiente de proximidade e confiança, tendo o Ministro sublinhado que é uma alegria estar com os colaboradores, num processo que visa encontrar a melhor solução para a Plataforma. Reiterou, neste sentido, que é firme a decisão do Governo de recuperar a unidade e colocá-la novamente em pleno funcionamento, salvaguardando os postos de trabalho.
O Ministro lembrou que a Plataforma de Frio do Porto Grande de Mindelo está vocacionada para dois grandes objetivos estratégicos: garantir infraestrutura de frio para a congelação e acondicionamento de cargas e criar condições adequadas para o transbordo do pescado, reforçando o papel do Porto Grande na economia azul.
Apesar de reconhecer que a Plataforma dispõe de um conjunto relevante de infraestruturas, o Ministro lamentou os prejuízos herdados da anterior gestão, com impactos negativos sobretudo sobre os trabalhadores. Por isso, defendeu que o parceiro a ser selecionado através do concurso internacional seja credível, sólido e capaz de devolver confiança, segurança e garantia de operacionalização plena da unidade.
“O que se quer é fazer um verdadeiro upgrading das condições de armazenamento e conservação e impulsionar um setor estratégico para o país, que é a pesca”, afirmou o Ministro, reforçando junto dos trabalhadores que o Governo está comprometido em tomar todas as decisões necessárias para proteger as pessoas e os seus empregos.
Perspetivando o futuro, o PCA da ENAPOR explicou que a empresa prevê um plano de gestão da Plataforma, com vista à integração de todos os colaboradores, sustentado na convicção de que o negócio tem viabilidade, com potencial para aumento do tráfego e plena ocupação da força laboral.
Foi igualmente clarificado que não haverá transformação de pescado no local, por razões ambientais, ficando a Plataforma exclusivamente vocacionada para o acondicionamento de produtos e matérias-primas destinadas à indústria. O Ministro admitiu, no entanto, que o futuro parceiro estratégico possa desenvolver atividades de transformação, mas fora do Porto Grande.
No final do encontro, que decorreu num clima de tranquilidade e diálogo aberto e franco, o Ministro do Mar, acompanhado pela Administração e chefias da ENAPOR, endereçou votos de boas festas a todos os trabalhadores, manifestando o desejo de que 2026 seja um ano de maior segurança, estabilidade e confiança para todos.



