Notícias

Ministro José Luís Sá Nogueira inaugura o primeiro hostel construído de raiz em Cabo Verde num investimento superior a 60 mil contos

O Ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira, presidiu esta quinta-feira, 11 de dezembro, o ato de inauguração do Urban Hostel, a mais recente unidade hoteleira da cidade do Mindelo e o primeiro hostel construído de raiz em Cabo Verde, totalmente pensado para o segmento low cost.

O empreendimento, localizado na Rua Patrice Lumumba, junto à Praça Nova, resulta de um investimento superior a 60 mil contos, beneficiando do estatuto de Utilidade Turística. O projeto pertence à empresa Hotéis Urban, integrada no grupo RM Green Hotel, inaugurado em 2023, e representa um reforço importante na capacidade de alojamento da ilha de São Vicente.

Com um conceito moderno, funcional e orientado para o viajante jovem e económico, o Urban Hostel, para responder ao crescimento do turismo low cost, disponibiliza 50 camas, distribuídas, sendo 6 quartos duplos – 12 camas, 2 quartos triplos – 6 camas e 5 quartos partilhados – 32 camas.

A unidade conta ainda com receção e restaurante no piso térreo, além de um rooftop panorâmico, distribuídos por quatro pisos mais cobertura.

Os preços das diárias começam nos 2.000 escudos, reforçando a oferta de alojamento acessível no Mindelo e alinhando-se com o aumento da procura resultante dos recentes voos low cost para São Vicente.

Durante a cerimónia, o Ministro José Luís Sá Nogueira destacou a relevância do investimento para a dinamização turística da ilha, num ano em que o país reforçou a conectividade aérea com voos low cost, fazendo todo o sentido ampliar a oferta de alojamento acessível e de qualidade.

O governante sublinhou ainda que projetos como este reforçam o ecossistema turístico nacional, valorizam a iniciativa privada e contribuem para a criação de um destino mais competitivo, moderno e inclusivo.

O empreendimento é ideal para os viajantes de companhias low cost e não só, turistas que passam por São Vicente rumo a Santo Antão, nacionais que viajam entre ilhas e visitantes que procuram estadias económicas sem abdicar de conforto.

Com esta inauguração, São Vicente vê reforçada a sua capacidade de acolhimento e Cabo Verde dá mais um passo na consolidação de um turismo diversificado, sustentável e preparado para as novas tendências do mercado internacional.

Marcaram presença na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, a Administradora Executiva do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), Dilma Gomes, entre outros representantes de instituições públicas e privadas.