Notícias

Ministro do Turismo e Transportes lança obras de requalificação de Salamansa, um investimento de 70 mil contos

O Ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira, presidiu nesta quinta-feira, 11 de dezembro, o ato de lançamento das obras de requalificação da zona piscatória de Salamansa, em São Vicente, num investimento que ronda os 70 mil contos, financiado na sua totalidade pelo Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo (Fundo do Turismo).

O projeto, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de São Vicente (CMSV), terá um prazo de execução de seis meses.

No ato, o Ministro destacou a importância desta intervenção estruturante, sublinhando que Salamansa foi identificada como uma das localidades prioritárias para ações de requalificação urbana com impacto direto na qualidade de vida da população e no desenvolvimento turístico da ilha.

“São ruas que vão ser calcetadas. Há todo um trabalho para evitar que, quando vier a chuva, aconteça aquilo que ocorreu recentemente. Portanto, há um trabalho estruturante que vamos realizar aqui em Salamansa e que vai beneficiar a população.”

José Luís Sá Nogueira reforçou que esta requalificação representa apenas uma primeira etapa, assegurando que o Governo continuará a apoiar Salamansa com mais investimentos orientados para a dinamização económica, social e turística da comunidade.

As obras serão executadas pela empresa Armando Cunha e incluem intervenções de melhoria da mobilidade, drenagem e ordenamento urbano, tornando a localidade mais resiliente e preparada para as condições climatéricas extremas.

O Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, recordou que o projeto foi pensado muito antes da passagem da tempestade Erin, tendo sido submetido para financiamento há cerca de dois anos.

“Além da requalificação, serão anexados outros projetos que irão melhorar consideravelmente o aspeto de Salamansa. Temos vindo a trabalhar muito nesse sentido com o Ministério do Turismo e agora, após a tempestade, temos condições de melhorar e corrigir alguns aspetos torrenciais.”

Com este investimento, o Governo de Cabo Verde reafirma o compromisso com a valorização das comunidades, a coerência territorial, a resiliência urbana e a promoção de um turismo sustentável e diversificado, alinhado com os objetivos nacionais de desenvolvimento.

O evento, que contou com uma forte adesão da população local, teve a presença do Ministro do Mar, Jorge Santos, da Administradora Executiva do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), Dilma Gomes, entre outros representantes de instituições da ilha.