
O Ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira, presidiu este sábado, 17 de janeiro, a inauguração oficial da requalificação do Largo Nhô Maje, na vila de Palmeira, ilha do Sal, um espaço emblemático de convívio comunitário que passa agora a oferecer melhores condições de segurança, acessibilidade e fruição pública.
Na ocasião, o Ministro sublinhou que a dinâmica da vila de Palmeira, que tem um forte potencial turístico, e lembrou a intenção do Governo de investir na criação de uma marina nessa zona portuária da ilha do Sal.
“Mais do que melhorar infraestruturas, estamos a valorizar a memória coletiva, a identidade local e a qualidade de vida da população”, afirmou.
Na ilha do Sal, o Governo, através do Ministério do Turismo/Fundo do Turismo na ilha do Sal, tem financiado investimentos que ultrapassam um milhão de contos, bem como outros projetos estruturantes em curso, reforçando a coesão urbana e a atratividade das comunidades locais, como:
– Habitações sociais no Bairro Alto de S. João e Alto Santa Cruz (700 mil contos);
– Infraestruturação de Fátima e Chã de Matias (97 mil contos)
– Requalificação da Cidade de Santa Maria (102 mil contos)
– Requalificação de Espargos (70 mil contos)
– Requalificação de Praia de Santa Maria e Equipamentos de Apoio (22 mil contos):
– Construção do Posto Sanitário de Santa Cruz (60 mil contos);
– Centro psico-social e emergência infantil (mais de 30 mil contos);
– Orla marítima de Palmeiras (5 mil contos)
Tudo isto sem contar com investimentos estruturantes do Governo em execução, como: o Porto de Palmeiras (30 milhões de Euros) e a estrada de Santa Maria, o Pontão de Santa Maria, o início para breve da melhoria da estrada Espargos/Palmeiras e uma nova estrada alternativa Palmeiras/Santa Maria, que podem vir a atingir valores que podem ultrapassar os 15 milhões de euros.
Foram dezenas de pessoas que assistiram ao momento de inauguração do largo, em que o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, acompanhado da sua equipa camarária, lembrou também que nas próximas semanas várias outras intervenções serão inauguradas na Palmeira, tornando a vila mais bonita e organizada.
O Largo Nhô Maje foi concebido como um espaço de encontro intergeracional, promovendo a convivência, a cultura e o bem-estar da população, reafirmando a aposta do Governo na valorização dos centros tradicionais e no desenvolvimento territorial equilibrado.



