
O Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial exortou os jovens de Santa Cruz a apostarem na formação profissional como alternativa estratégica para melhorar o rendimento, conquistar oportunidades e construir um futuro mais promissor.
Eurico Monteiro falava num encontro estabelecido comos jovens esta terça-feira, 02 de dezembro, no Centro de Emprego e Formação Profissional daquele Concelho do interior de da ilha de Santiago, no quadro da visita de dois dias efetuada pelo Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, àquele município.
O governante começou por fazer uma analogia com outros tempos, época em que a conclusão do ensino superior era tida como garantia de emprego no Estado. Uma realidade que mudou, porquanto, explicou o Ministro, quando todos têm ensino superior, o emprego no Estado torna-se insuficiente. Felizmente, prosseguiu, em virtude das políticas públicas levadas a cabo por este Governo, o ensino é hoje acessível a todos – seja no ensino convencional, com a gratuitidade até ao 12º ano, como na formação profissional, com o acesso gratuito a todos os níveis do Cadastro Social – levando a qualificação a todos e, desta forma, garantir que todos tenham oportunidade de crescer profissionalmente.
Aliás, hoje, indicou o Ministro, o diferencial não está em ter uma formação superior, mas sim em estar melhor qualificado, em alinhamento com as necessidades do mercado.
É preciso se destacar entre os melhores, alertou o governante, para quem o mercado de trabalho, nos dias atuais, exige diferenciação, sendo a informação e a qualificação específicos, elementos essenciais para essa diferenciação, pois que, numa realidade onde abundam licenciados, vai mais longe aquele que, de entre todos, ainda consiga ter algum “elemento a mais de distinção”. “E a primeira coisa que lhe faz diferente é o grau de informação que tenha”, sublinhou Eurico Monteiro.
A título de exemplo, citou, muitos empresários não conhecem os incentivos, as linhas de crédito, tampouco os benefícios fiscais disponibilizados. “Muitos até não sabem que ao gerar emprego jovem, estão sujeitos a pagar menos impostos”, disse. “E muitos jovens também desconhecem as opções que têm para vencer na vida”, acrescentou.
Por essa razão, indicou o Ministro, o Executivo tem reforçado a disseminação de informação e investido fortemente na formação profissional, “o melhor que o Governo pode oferecer aos jovens para mudar-lhes a vida”.
“Colocamos à disposição um leque de formações, de forma gratuita, a todos os níveis do Cadastro Social”, assegurou o governante, para quem, nos dias atuais, quem tem formação profissional em Cabo Verde, tem muito mais hipótese de empregar-se. Os nossos dados nos mostram que quase 80% daqueles que têm formação profissional estão empregados. Existem formações cuja taxa de empregabilidade está a volta dos 100%, com muitos formandos a irem estagiar-se nas empresas e ficando já empregadas”, afirmou.
Eurico Monteiro concluiu incentivando os jovens a explorarem as oportunidades de formação disponíveis na plataforma Krê+, onde podem encontrar ofertas formativas variadas e escolher o seu percurso, seja trabalhando por conta de outrem, como criando o seu próprio negócio, empregando a si e a outros jovens. Aquele que optar por esse caminho, garantiu o Ministro, encontrará um ecossistema de apoio que, através da Casa do Empreendedor – Pró-Empresa, Pró-Garante e Pró-Capital – disponibilizará todo o suporte técnico e financeiro para montagem do seu negócio.



