Notícias

Ministro Eurico Monteiro preside abertura de fórum empresarial Franco-Cabo-verdiano

O Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, presidiu, esta sexta-feira, 21, a abertura do Fórum Empresarial Franco-Cabo-Verdiano, um importante evento para o fortalecimento das relações económicas entre os dois países, promovido pela Embaixada da França em parceria com o Governo de Cabo Verde, que teve lugar na Praia.

Durante o seu discurso, no qual frisou ser um dos primeiros eventos que participa desde que assumiu a pasta, Eurico Monteiro deu as boas-vindas à delegação empresarial francesa liderada pelo MEDEF Internacional, uma das maiores redes privadas de negócios internacionais daquele país, reforçando a relevância do fortalecimento das relações bilaterais entre Cabo Verde e França para a promoção de investimentos e facilitação de parcerias empresariais entre os dois países. “Este Fórum oferece uma plataforma de diálogo entre empresários, investidores e representantes governamentais, permitindo a identificação de novas oportunidades de investimento e negócios”, afirmou.

Ainda na ocasião, o Ministro destacou a estabilidade política, económica e social de Cabo Verde, enfatizando que o país oferece um ambiente seguro e confiável para negócios.

Destacou, igualmente, que setores como turismo, economia azul, energias renováveis, economia digital, agricultura, pesca e infraestrutura oferecem grandes oportunidades de investimentos, e que Cabo Verde tem se esforçado para criar um ecossistema favorável para apoio às empresas e aos empreendedores, por meio de reformas que incluem a melhoria dos serviços da Cabo Verde TradeInvest, enquanto interlocutor único do investidor, com a criação de um balcão único do investimento “One Stop Shop”; atribuição de incentivos fiscais; simplificação dos processos administrativos e investimento na qualificação profissional, entre outras reformas.

As históricas relações de amizade e cooperação entre os dois países foram realçadas pelo Ministro, para quem a França tem sido um parceiro importante para o desenvolvimento socioeconómico de Cabo Verde, com importantes ações, como a instalação da agência Expertise France e a ampliação da Escola Francesa em Cabo Verde.

Por fim, o Ministro reiterou o interesse do Governo de Cabo Verde em fortalecer as relações económicas com aquele país. “Acreditamos que, através de parcerias e investimentos, podemos elevar as nossas relações para um patamar ainda superior, alcançar um crescimento económico sustentável e inclusivo”, finalizou o Ministro que, aproveitou a ocasião para convidar os empresários franceses a participarem no Fórum “Global Gateway”, previsto para o mês de julho, na ilha do Sal, numa parceria com a União Europeia.