
O Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), reuniu, nesta sexta-feira, 05 de dezembro, num Painel de Alto Nível de Encerramento do Projeto-País Cabo Verde, marcando o fim de uma semana de missão técnica com instituições do Brasil, ONU-Habitat e diversos parceiros nacionais.
A iniciativa, desenvolvida ao longo de mais de dois anos, permitiu reforçar capacidades técnicas nacionais e municipais, criar a metodologia de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e elaborar o Regulamento de Gestão de Condomínio Social e aprofundou o envolvimento das famílias nos programas habitacionais.
A delegação brasileira contou com representantes da ABC, MCID, CAIXA, FJP, CAU/BR e CAU/SP, com o apoio da Embaixada do Brasil. Também participaram a ONU-Habitat Cabo Verde e Brasil, o MIOTH (DGH, INGT), a IFH, câmaras municipais e outras entidades parceiras.
Em representação da delegação brasileira, Mônica Salmito Noleto, da Agência Brasileira de Cooperação, enalteceu o impacto positivo da colaboração:
“Cabo Verde demonstra uma capacidade extraordinária de organização, liderança técnica e compromisso institucional. Os resultados alcançados são referência para nós e mostram que esta cooperação é estratégica, inspiradora e traz benefícios reais para ambos os países.”
Ao encerrar o evento, o Ministro das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Victor Coutinho, sublinhou o legado deixado pelo projeto:
“Este trabalho conjunto reforça as políticas habitacionais e melhora as condições de vida das famílias. Cabo Verde mantém total abertura para novas iniciativas de cooperação.”



