
A Ministra de Estado e da Defesa Nacional de Cabo Verde, Janine Lélis, fez esta afirmação durante a XXIV Reunião de Ministros da Defesa Nacional ou Equiparados da CPLP.
Durante a sua intervenção apontou a importância desta reunião, afirmando que “este fórum tem sido essencial para a consolidação da cooperação em matéria de defesa e segurança entre os países irmãos, partilhando um compromisso comum com a paz, a estabilidade e o desenvolvimento sustentável”.
O que, ao seu ver, tem contribuído para a transformação de uma comunidade unida, robusta e, comprometida com a salvaguarda dos direitos fundamentais dos princípios e valores do multilateralismo, com ganhos nos processos de desenvolvimento a nível nacional.
Apesar dos ganhos a Ministra Janine Lélis apontou o surgimento dos novos desafios, sendo certo de que os que já existem têm ganhado novas proporções e formas, tornado cada vez mais globais e complexos, ou seja, as ameaças transnacionais, a instabilidade regional, a cibersegurança, ao terrorismo, as mudanças climáticas e as novas formas de conflitos.
Pelo que, segundo Janine Lélis, “estes acontecimentos exigem de nós políticas e respostas cada vez mais assertivas, coordenadas, estratégicas, mas sobre tudo solidárias”.
Ainda nesta XXIV Reunião de Ministros da Defesa Nacional ou Equiparados da CPLP, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional destacou o comprometido do nosso país com a defesa e segurança na nossa região, e particularmente em Cabo Verde, apontou várias iniciativas em curso, como a aprovação do novo Conceito Estratégico Da Defesa Nacional e as Reformas nas Forças Armadas, entre outras.
De realçar ainda que durante a sua missão em São Tomé e Príncipe, a Ministra de Estado, da Defesa Nacional, da Coesão Territorial e Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, acompanha da Embaixadora de Cabo Verde em STP, Deotina Andrade foi recebida, em visitas de cortesia, pelo Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Américo D’Oliveira dos Ramos, pelo Ministro da Defesa e Ordem Interna de São Tomé e Príncipe, Horácio de Sousa, pela Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Ilza dos Santos Vaz e pela Ministra da Justiça, Assuntos Parlamentares e Direitos da Mulher Vera Gomes Cravid.



