Notícias

“Nha Nacia Gomi é grandi di más pa el ka podu na un lugar ki el ta respira” – MCIC, Abraão Vicente

Quem passar agora por Santa Cruz, no interior de Santiago, terá de tomar a sua benção na Nha Nacia Gomi.

O busto em sua homenagem foi entregue, numa cerimónia que aconteceu em Santa Cruz, na tarde de sábado, 28 de outubro, e convidou batucadeiras e toda a população a celebrar a rainha do batuku e finason.

Uma festa rixa que foi presidida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, e o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, e contou com a importante presença de familiares de Nha Nácia Gomi e herdeiros do batuku, grupos que foram dar o seu contributo.

“Fazer eventos e atividades culturais não são suficientes para homenagear a nossa cultura. É preciso perenizá-la no tempo e inspirar esta geração para que possam ver que quem fez de facto com consistência que Cabo Verde reconhece”.

O ato foi um momento de reconhecimento de uma grande figura, que é e que foi Nha Nácia Gomi, e por todo o contributo que deu para a valorização do batuku e finason.

“É, também, uma homenagem às mulheres cabo-verdianas, porque Nha Nácia Gomi, com o seu lenço amarrado na cabeça, com toda a sua indumentária, postura e todo o trabalho que fez durante a sua vida acaba por ser um percurso igual ao de uma mulher comum. Ela é o rosto de batucadeiras e finason hoje em dia”.

O busto foi feito pelo escultor Domingos Luísa.