Notícias

“O Governo está empenhado em atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Cabo Verde” – Primeiro Ministro

“Apesar de tudo isso, houve redução do desemprego, pobreza absoluta em 20 % e a pobreza extrema também baixou 9,4 %, bem como a redução dos jovens fora do ensino escola, de acordo com o último inquérito de despesas de receitas familiares do segundo semestre deste ano”, sublinhou.

O Primeiro Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva, reiterou hoje que o Governo está empenhado em atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Cabo Verde apesar dos desafios que ainda persistem e o contexto de crises com que deparamos. Chefe do Governo fez essa declaração na cerimónia de abertura do workshop para consulta nacional sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Cabo Verde, que aconteceu esta manhã, no Palácio do Governo, Cidade da Praia.

“Enfrentamos contração económica, aumento da pobreza, insegurança alimentar e inflação energética”, disse Ulisses Correia e Silva, anotando que o Governo implementou diversas medidas de segurança sanitária, proteção social, salvaguarda de empregos e apoio às empresas, além de estratégias para recuperar a economia.

“Apesar de tudo isso, houve redução do desemprego, pobreza absoluta em 20 % e a pobreza extrema também baixou 9,4 %, bem como a redução dos jovens fora do ensino escola, de acordo com o último inquérito de despesas de receitas familiares do segundo semestre deste ano”, sublinhou.

Apesar de os desafios persistirem, “o balanço é positivo tendo em conta o nosso ponto de partida e a situação atual”, declarou ainda, adiantando que “o cenário de crises serve de incentivo para intensificarmos os compromissos com a agenda 2030, acelerando reformas, investimentos e estabelecendo parcerias de solidariedade internacional”.

“Estamos a impulsionar a transição energética, a investir numa estratégia de gestão de água e a combater a pobreza”, adiantou o Chefe do Executivo, diante de uma plateia repleta de convidados, entre os quais alguns Membros do Governo, Membros do Corpo Diplomático e Dirigentes de várias Instituições públicas. “Além disso, o emprego digno, o desenvolvimento das economias azul, verde e digital estão no centro das nossas ações, sempre com um enfoque no desenvolvimento sustentável, na coesão territorial e tendo em conta a nossa posição geopolítica”, referiu.

De acordo com o Primeiro Ministro, “estes instrumentos, adaptados aos novos desafios, estão em linha com os ODS” e disse contar com a colaboração de todos os intervenientes: Governo, autarquias, instituições, empresas, ONGs, organizações da sociedade civil, cidadãos, famílias e parceiros de desenvolvimento.

“Atitudes de desenvolvimento constitui um dos grandes desafios não só para Cabo Verde, mas também noutros países e é preciso de protecção permanente da democracia, e de governança sobretudo das instituições fortes que faz diferença no processo de desenvolvimento”, concluiu.