
A Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, fez esta declaração durante a cerimónia de Juramento à Bandeira da 2ª Incorporação de 2025, que decorreu neste domingo, 16 de novembro, na Primeira Região Militar, no Morro Branco, São Vicente.
O Governo, através do Ministério da Defesa aprovou o aumento da compensação financeira dos Militares, atribuído o montante de 100.000.000.00(cem milhões de escudos), medida que visa reconhecer e valorizar o esforço e dedicação dos efetivos, que desempenham funções essenciais na defesa e segurança nacional.
O Recruta que antes recebia 1.360$00 passará a receber 9.500$00, o Soldado/Marinheiro de 3.400$00 passará a receber 14.250$00 e o 2º Cabo de 5.950$00 vai passar a receber 19.000$00.
Em relação ao Patrulhamento Marítimo foi atribuído ao Centro de Custo um montante adicional de 85.492.264. 00 (oitenta e cinco milhões, quatrocentos e noventa e dois mil, duzentos e sessenta e quatro escudos), acrescendo ao orçamento de 2025 de 19.432.736$00 (dezenove milhões, quatrocentos e trinta e dois mil, setecentos e trinta e seis escudos), destinado exclusivamente para a reparação e manutenção dos navios da Guarda Costeira.
Ainda durante a sua intervenção, Janine Lélis lembrou aos 289 homens e mulheres recém-jurados, que com o juramento à Bandeira Nacional torna-se parte de uma longa e bonita tradição de honra e de serviço publico, afirmando perante todos, que estão prontos para servir com honra, proteger com bravura, representar com dignidade, e representando a força da juventude, a coragem da escolha e o compromisso com a Pátria.
Janine Lélis também encorajou-os, dizendo que “a vossa força seja sempre guiada pela ética e pelo respeito, que a vossa participação nas FA continue a abrir caminhos e a inspirar gerações, e que nunca vos falte a coragem de continuar, mesmo quando o cansaço bater à porta”.
Por outro lado, lembrou as Forças Armadas têm como missão não apenas formar bons soldados, mas também preparar melhores cidadãos para a vida, instruí-los com disciplina e respeito pela autoridade e pelo próximo, ensinar a ser e a ter responsabilidade, incutir a solidariedade, aprender valores que são pilares fundamentais para uma vida.
Com esta missão, durante a instrução os jovens militares receberam vários ensinamentos, em diferentes domínios, foram-lhes apresentados o Programa Soldado Cidadão, para poderem conhecer as oportunidades de se formarem e de obter habilitações e certificação profissional.
Ainda na sua intervenção a Ministra de Estado e da Defesa Nacional falou do Programa do Governo para com as Forças Armadas, ou seja, formações em várias áreas, melhorias dos meios, equipamentos, e das infraestruturas, e na valorização dos recursos humanos.
Por fim, avançou que enquanto Ministra da Defesa, reafirma o compromisso do Governo em continuar a investir na valorização dos militares, na modernização das capacidades e na promoção de uma cultura de defesa que envolva toda a sociedade.



