
O Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, reconheceu hoje, 12 de maio, durante o Ato Central que assinalou o Dia Internacional da Enfermagem, o papel determinante dos enfermeiros no progresso registado no setor da saúde em Cabo Verde.
Segundo Jorge Figueiredo, graças às competências, ao altruísmo e ao profissionalismo desta classe, o país alcançou resultados notáveis e sustentáveis, nomeadamente: a esperança média de vida acima dos 74 anos, superior à média regional; a cobertura de saúde materno-infantil superior a 95%, refletindo a redução consistente na mortalidade materna e neonatal; as taxas de vacinação acima dos 90%, com a eliminação de doenças como o tétano neonatal e a inexistência de casos de pólio nos últimos anos; e mais de 90% da população com acesso a cuidados de saúde primários, assegurados em larga escala pela presença dos enfermeiros comunitários em todo o país.
“Estes ganhos são reflexos diretos do valor inegável da enfermagem cabo-verdiana. Por isso, esta celebração é, acima de tudo, uma homenagem merecida aos nossos enfermeiros”, frisou.
Assim, o Ministro assumiu alguns compromissos para com esta classe profissional, nomeadamente: o reforço da força de trabalho da enfermagem, com base nos resultados do concurso público recentemente concluído, cuja lista final já foi publicada; a promoção do bem-estar físico e mental dos enfermeiros, através de programas de saúde ocupacional e apoio psicossocial, com estratégias eficazes de prevenção do burnout; a valorização da carreira de enfermagem, com enfoque na formação contínua e progressão na carreira, com reconhecimento público e institucional; a melhoria contínua das condições de trabalho, com ambientes mais seguros, equipados e humanizados; e, ainda, a integração da agenda “Cuidar dos Enfermeiros” nas políticas nacionais de saúde, como instrumento estratégico para a sustentabilidade.
Concluiu o Ministro dizendo que a história da Saúde Pública em Cabo Verde não se pode escrever sem a presença firme dos enfermeiros, pois são estes que personificam o cuidado, a resiliência, a competência técnica e a humanidade que sustentam o SNS.
“Investir nos enfermeiros é investir no futuro da saúde em Cabo Verde!”
O Ato Central que assinalou o Dia Internacional dos Enfermeiros teve lugar na manhã desta segunda-feira, 12 de maio, na cidade da Praia, realizado pela Ordem dos Enfermeiros de Cabo Verde, na qual o Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, presidiu.
Durante a cerimônia, a Ordem dos Enfermeiros celebrou a bravura destes profissionais e relembrou os muitos enfermeiros que já faleceram, mas que deixaram um grande contributo para o SNS, com um minuto de silêncio às suas memórias.



