Notícias

PM apela a que morte de Bin Laden abra novas portas para o diálogo entre países

Que seja, acrescentou José Maria Neves, uma nova caminhada "contra as vinganças e contra as intolerâncias e o fanatismo. Que seja o caminho para as liberdades, para a democracia e para o diálogo entre as Nações".

José Maria Neves, entretanto, mostra-se cauteloso em acreditar que a morte de Osama Bin Laden venha a significar o fim do terrorismo, pois "movimentos desta natureza sempre deixam sementes" e que "todas as sementes lançadas por esse movimento terrorista não ficam completamente esterilizadas com esta morte".

Inclusive, adverte que é preciso "tomarmos as precauções necessárias para que não se aproveite dessa morte para novos atentados e novos movimentos terroristas no mundo". Da mesma forma, como referiu, este acontecimento pode ser aproveitado como uma janela de oportunidade para o diálogo e a promoção da paz entre as nações.

"É por isso o nosso apelo, sempre, para aproveitar esta oportunidade para se abrir novos caminhos de diálogo na busca sempre da paz, da tolerância e da negociação entre interesses conflituosos para que se possa encontrar a paz e a estabilidade no mundo", sublinha.

E apesar de não se conhecer nenhuma ameaça forte e imediata a Cabo Verde, no que concerne a acções terroristas, Neves considera que nenhum país está imune e por isso é preciso acompanhar Cabo Verde e tomar medidas preventivas "para acompanhar a situação e prevenir todos os riscos".