Notícias

PM ausculta preocupações de bancos e empreendedores turísticos

O Primeiro – Ministro, José Maria Neves, resume, nesta segunda-feira, 07 de Novembro, os contactos com os agentes económicos, desta feita os administradores dos bancos comerciais e, também, com representantes da Câmara do Turismo, para ouvir das suas preocupações quanto ao estado do país face à ameaça da crise internacional, mais propriamente a crise na zona Euro. Ainda hoje, à tarde, o Chefe do Governo recebe em audiência o Presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, Francisco Tavares para discutir questões ligadas ao poder local.

Os referidos encontros, assim como os vários que decorreram na semana passada, partiram de uma iniciativa do Primeiro-Ministro de auscultar os vários parceiros económicos e sociais, à luz do próximo encontro dos parceiros de Concertação Social que decorre já no dia 15 de Novembro. Estas reuniões visam um compromisso de concertação estratégica entre os vários parceiros para um combate eficaz à ameaça da crise externa, sobretudo a crise na zona Euro.

Neste âmbito, José Maria Neves recebe, hojr, 07 de Novembro, às 9h:00, os administradores dos bancos comerciais do país e, logo mais, às 10h:30 reúne-se com representantes da Câmara do Turismo de Cabo Verde com o sector no topo das preocupações.

Também hoje, os antigos Governadores do Banco de Cabo Verde, designadamente Olavo Correia (11h:30) e Amaro da Luz (15h:30 horas), terão a oportunidade de dar as suas contribuições para o futuro pacote de medidas que o Governo prevê tomar para fazer face à referida crise na zona Euro e minimizar os seus impactos no país no arquipélago.

À tarde, às 16h:30, José Maria Neves ouvirá das inquietações e opiniões da Associação dos Municípios de Santiago. Às 17h:30 o Primeiro – Ministro recebe, para dialogo, o Presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, Francisco Tavares, tendo no cerne das questões as relações entre poder central e local e os seus papéis no combate eficaz à ameaça da crise internacional, sobretudo a da zona euro.

Recorde-se, que no decorrer da semana passada, o Chefe do Governo reuniu-se já com os Sindicatos, o Governador do Banco de Cabo Verde, com a Associação de Jovens Empresários, o Grupo de Reflexão sobre a Crise na Zona Euro, as Câmaras do Comércio e o Presidente da Unidade de Coordenação das Redes Mutualistas.

Ainda no fim-de-semana, Neves promoveu um encontro convívio com os embaixadores acreditados em Cabo Verde para lhes dar a conhecer a situação do país e responder às suas preocupações, exprimindo o seu optimismo nas condições do país de manter-se na rota do crescimento económico, ainda que mais moderadamente e, de assegurar a estabilidade política e social.