Notícias

PM: Honoris Causa a Adriano Moreira destaca perfil académico

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves foi instado, hoje, a comentar a decisão da Universidade do Mindelo a outorgar o título de Doutor Honoris Causa ao Professor Adriano Moreira – o primeiro a ser atribuído por uma universidade cabo-verdiana, dizendo respeitar a autonomia da universidade nessa decisão. O Chefe do Governo ainda acrescentou estar convicto que tal mérito se deve ao percurso académico e científico do homenageado.

“É uma escolha da academia e eu respeito a decisão autónoma que, suponho, destaca o Professor Adriano Moreira, um grande académico, a todos os títulos”, começou por considerar o Primeiro-Ministro, ciente de que tal decisão possa provocar controversa nas ilhas pelo percurso histórico do homenageado enquanto político e Ministro Ultramar durante o governo de António de Oliveira Salazar.

José Maria Neves considerou ainda legítima a contestação em torno do facto, afirmando normal e salutar que tais contradições ocorram em democracia. “A polémica é o sal da Democracia”, sublinha o Primeiro-Ministro, chamando a atenção de que o percurso do Professor Adriano Moreira tem aspectos tanto de polémica como de mérito, acreditando ele ser por este último aspecto recair a homenagem da universidade cabo-verdiana.

Neves acrescentou ser preciso, “neste momento, avaliar a história, com todos os seus aspectos positivos e negativos, sem complexos e traumas”. Perante o facto de a Universidade do Mindelo destacar o percurso académico de Moreira, o Chefe do Executivo cabo-verdiano aceita-o como merecido e realça que não se deve desmerecer o contributo decisivo que esse académico deu na formatação da Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia. 

Ainda como académico, Adriano Moreira tem dado, elucida Neves, um contributo importante para a reflexão sobre o papel e os desafios do Atlântico à luz da actual crise global, que ameaça deslocar os centros de poder e de decisão económicas e, também, políticas para o pacífico, defendendo o papel estratégico de Cabo Verde nessa conjuntura. “Adriano Moreira tem reflexões e tem um contributo académico importante que um país como Cabo Verde, insular, atlântico, deve poder acarinhar”.

Refira-se que o Professor Adriano Moreira possui já outras distinções, entre as quais vários títulos Doutor Honoris Causa outorgados por outras universidades estrangeiras.

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde marcará a sua presença na cerimónia de outorga do título ao Professor Adriano Moreira, pela Universidade do Mindelo, no salão do Centro Cultural do Mindelo, no próximo sábado, dia 10 de Dezembro. Igualmente a cerimónia contará com a presença do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva, a prestigiar o primeiro Honoris Causa de uma universidade nacional.