Notícias

PM na Cimeira da ONU para apresentar experiencia positiva de Cabo Verde

 

"Cabo Verde é um dos dois países africanos que estão em condições de realizar os objectivos do Milénio", afirmou hoje, o Primeiro Ministro, numa conferência de imprensa, esta quinta-feira, sobre a viagem de uma semana que efectuará aos Estados Unidos.

O país tem conseguido ganhos assinaláveis em vários domínios como a saúde, a educação, a participação das mulheres no desenvolvimento do país, ou equidade de género e no combate à pobreza em que conseguiu-se reduzir a taxa que era de 49% em 1990 e de 37% em 2000, para números próximos dos 24% em 2010.

Quer dizer que de 1990 para cá verificou-se uma redução da pobreza para cerca de metade, o que coloca o país "em linha para realizar os objectivos do Milénio", também nesse aspecto, muito graças às várias políticas sociais visando a melhoria da qualidade de vida dos cabo-verdianos e o combate à pobreza. Entre essas, o aumento das pensões mínimas e o alargamento do número de beneficiados e os vários projectos inseridos no Programa de Luta Contra a Pobreza que muito contribuem para ajudar os mais desfavorecidos.

Contudo, José Maria Neves salienta que apesar dos ganhos, "ainda há desafios enormes a vencer, como no combate à pobreza, no domínio da habitação, da energia, o ensino superior, transportes marítimos, etc., a que o Governo tem procurado responder com eficácia".

É o caso do programa "Habitação para Todos" que já está a mobilizar milhões de contos para a construção de pelo menos 8 mil fogos, da vinda dos "fast ferry´s" da Cape Verdean´s Fast Ferry que conta com larga participação do Governo e que, já a partir de Novembro, deverá revolucionar os transportes inter-ilhas, etc.

A grande meta, aponta, é resolver globalmente e gradualmente esses desafios, para que se possa ter, "nos próximos anos um Cabo Verde moderno com pleno emprego e sem pobreza, que são os objectivos da governação".

No que tange à energia que tem sido apontado por muitos como o desafio maior, Neves frisa os muitos investimentos em curso e que já em 2011 contribuirão para melhorar significativamente os serviços de produção e distribuição de energia e água, nomeadamente a inauguração dos dois novos parques foto-voltaicos do Sal e da Praia em Outubro.

Sem contar com o lançamento das obras dos quatro parques eólicos nestas duas regiões do país como também em São Vicente e na Boavista. A partir da sua entrada em funcionamento Cabo Verde terá capacidade para produzir até 25% da sua energia a partir de fontes limpas como o sol e o vento. A central única de Santiago no Palmarejo é outra obra em curso.

Por tudo isso, Neves não tem duvidas em afirmar que até 2015 "Cabo Verde realizará todos os objectivos do Milénio", como aliás mostra um documento recentemente publicado pela ONU e que salienta as conquistas já alcançadas nos domínios que o Primeiro Ministro referiu.

Agenda diplomática de JMN para Estados Unidos cheia

Da agenda diplomática de José Maria Neves destaque ainda para a sua participação na "Clinton Global Initiative meeting", um evento organizado por Bill Clinton, antigo Presidente dos Estados Unidos e que reunirá líderes de várias partes do mundo. Nessa ocasião haverá a oportunidade de discutir "questões essenciais da humanidade neste momento", frisa.

Durante a semana em Nova Iorque, o Chefe do Governo cabo-verdiano tem já confirmado encontros com homólogos de vários países como a Rússia, a Eslovénia, a Croácia e Estónia, entre outros, para discutir aspectos ligados à cooperação bilateral entre o nosso Estado e esses países. 

O Primeiro Ministro é também convidado para intervir num evento organizado pelo Millenium Challenge Corporation (MCC) que rege os fundos do Millenium Challenge Account (MCA), para apresentar o caso de sucesso do nosso país na obtenção e aplicação dos fundos do programa do Governo norte-americano e discutir o segundo "Compact".