Notícias

Primeiro Ministro entrevistado pela Rádio e Televisão da Comunidade na Holanda

Duas entrevistas certamente a serem seguidas com bastante interesse pelos milhares de cabo-verdianos que querem saber da "Terra". E, terão ficado satisfeitos em ouvir José Maria Neves falar do grande processo de transformação porque Cabo Verde vem passando nos últimos nove anos, com grande ênfase na infra-estruturação e modernização do país.

As várias estradas já asfaltadas e construídas de raíz, sendo que em 2001 "não havia 1 km de estrada asfaltada em todo o país". Os quatro aeroportos internacionais, a graduação de Cabo Verde para País de Rendimento Médio, o programa de Governação Electrónica e os grandes avanços, rumo à criação da Sociedade de Informação, no que toca às Tecnologias de Informação e Comunicação, são outros ganhos apontados.

"Nós queremos fazer de Cabo Verde um país cada vez mais moderno, onde todos possam viver bem!", enfatiza. Um tema de particular interesse para a Comunidade na Holanda é o processo de recensemento dos emigrantes na Europa, processo sobre o qual não há ainda consenso entre Governo e oposição.

É que o Mpd, maior partido da oposição quer que haja Comissão de Recenseamento em todos os países de acolhimento, independentemente de haver representação diplomática, o que, para além de ir contra a Lei Eleitoral estabelecida, complica e encarece ainda mais o processo, numa altura em que já deveriam ter  sido iniciados os recenseamentos.

O PAICV prefere que as coisas fiquem como estão, já que as comissões que existem podem perfeitamente cobrir os países onde não haja a presença fixa da diplomacia cabo-verdiana. Espero que possamos em breve chegar a um entendimento com aquele partido para que os nossos emigrantes possam exercer o seu direito ao voto", diz.

Uma outra questão é a nova proposta de lei da nacionalidade do partido que sustenta o Governo, o PAICV, que, na óptica do Primeiro-Ministro, permitirá facilitar e desburocratizar o processo. Com a aprovação dessa lei, os filhos de cabo-verdianos poderão adquirir mais  rapidamente a sua nacionalidade, desde que possam comprovar as suas origens, através das representações consulares.

Na manhã do último Sábado, José Maria Neves encontrou-se com os membros da Plataforma das Organições Cabo-verdianas na Europa para discutir os projectos da organização  as possibilidades de parceria com o Governo.

Ainda na manhã desse sábado, José Maria Neves promoveu um encontro com jovens quadros, universitários e empresários, na Casa da Cultura  em Roterdão. À tarde, Neves teve mais um encontro, desta vez, com toda a Comunidade de Roterdão.