Notícias

Primeiro Ministro recebido em apoteose na Cova da Moura

Acompanhado de uma multidão que queria ver de perto o Chefe do Governo de Cabo Verde, José Maria Neves fez questão de andar pelas ruas do bairro, sempre ao ritmo do Kola San Jon, que certamente o fez sentir-se em casa.

A felicidade estampada nos rostos das nossas gentes, que são a maioria dos moradores da Cova da Moura, era notória e estes fizeram questão de o mostrar. "Dá cá um abraço!", pedia um senhor. "O Primeiro Ministro de Cabo Verde está aqui na minha porta", dizia uma senhora a alguém no telemóvel", enquanto José Maria Neves olhava sorridente.

"Está feliz com essa recepção?", perguntava outro senhor, ao que o Primeiro Ministro respondeu "muito!". E, assim foi o percurso do Primeiro Ministro, entre abraços calorosos, e diálogos espontâneos de gente que aproveitava para felicitá-lo pela boa governação de Cabo Verde e deixar a sua palavra de encorajamento, ou mesmo para questionar e tirar dúvidas com o Primeiro Ministro.

"É a quarta vez que venho cá, mas uma recepção assim tão apoteótica é a primeira vez", confessa visivelmente satisfeito. Como sempre acontece quando o assunto é a Cova da Moura, ou a "Buraca" como é conhecido o bairro, a visita despertou grande curiosidade da comunicação social portuguesa, quase sempre pelos acontecimentos ligados à criminalidade, à marginalidade e os problemas de habitação social.

Desta vez, o destaque foi para "os brilhos" dos olhos dessa gente que, mesmo sendo pobre, vivem com "dignidade", como referiu José Maria Neves.

Também no domingo, o Primeiro Ministro visitou o bairro 6 de Maio, um dos mais degradados e desafiantes de Amadora e durante os dias que esteve em Portugal, reuniu-se com as Comunidades no Algarve, em Oeiras, para além de um grande debate que ocorreu no auditório da Universidade Lusófona em Lisboa, com casa cheia e que demorou cerca de quatro horas.

O balanço não poderia ser mais positivo, sendo que o Primeiro Ministro foi sempre bem recebido e pôde testemunhar o "empoderamento" da nossa Comunidade que está mais forte, pese ainda alguns problemas de integração a nível social e profissional. E, por onde foi, Neves falou sobre a grande transformação porque passa o país e a sua visão "de futuro" para Cabo Verde.

O Primeiro Ministro regressou na madrugada desta segunda-feira a Cabo Verde.