
Na reunião do Grupo de Governadores Africanos deste ano, os debates incidirão sobre o desenvolvimento de infraestruturas resilientes para a promoção do crescimento forte e inclusivo em África. Será consagrada especial atenção a dois subtemas, a saber: 1) melhoria da capacidade orçamental e da eficiência do investimento público tendo em vista o desenvolvimento de infraestruturas resilientes em África; e 2) soluções de financiamento inovadoras para suprir o défice de infraestruturas em África.
O evento costuma atrair inúmeros delegados de países africanos, entre outros, incluindo um número considerável de representantes das Instituições de Bretton Woods.
Os oradores e conferencistas incluirão Governadores Africanos do FMI e GBM, especialistas dos setores público e privado, de instituições financeiras de desenvolvimento e do mundo académico. As deliberações devem produzir propostas viáveis e exequíveis. Estas propostas serão remetidas à Diretora-Geral do FMI e ao Presidente do GBM num memorando a ser apresentado às duas altas autoridades em 2 outubro de 2025, em Washington, Estados Unidos, no âmbito das próximas Reuniões Anuais das duas instituições.
De frisar que Cabo Verde recebeu em 2023, na ilha do Sal, este importante evento.



