Notícias

Uma nova Central Solar Fotovoltaica de 5MW vai nascer na ilha do Sal

O Ministro Alexandre Monteiro reforçou a ambição de Cabo Verde no processo para a transição energética que visa ultrapassar os 50% de penetração das energias renováveis até 2030. Para esta concretização é importante a mobilização de recursos técnicos e financeiros.

O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, presidiu hoje de manhã, 13 de julho, ao lançamento das obras para a instalação da Central Solar Fotovoltaica de 5MW, em Santa Maria, ilha do Sal.

O projeto, com um orçamento estimado em cerca de 400 mil contos, terá uma capacidade de produção anual de aproximadamente de 10 GWh, o que poderá evitar a emissão de cerca de 7 toneladas de CO2.

Conforme avançou o Ministro, a ilha do Sal tem registado uma “dinâmica impressionante” no incremento da microprodução e a autoprodução renovável, uma evolução superior a 3MW. Esta Central Solar Fotovoltaica contribuirá para aumentar a penetração das energias renováveis na ilha e no país.

“Estamos a ver a ilha do Sal a se transformar, progressivamente, num destino turístico sustentável e que abraça também a energia do futuro, energia baseada em fontes renováveis, neste caso, sol e vento que são fontes competitivas. Isto irá contribuir para a redução de emissão de CO2, redução da dependência de importação do petróleo e reduzir a exposição do país às oscilações dos preços dos combustíveis no mercado internacional.”

O Ministro Alexandre Monteiro reforçou a ambição de Cabo Verde no processo para a transição energética que visa ultrapassar os 50% de penetração das energias renováveis até 2030. Para esta concretização é importante a mobilização de recursos técnicos e financeiros.

“Neste processo de financiamento, contamos com um mix de investimento público e privado. O Estado está a investir em infraestruturas estratégicas para criar condições de penetração de mais energias renováveis”, referiu.

Ainda durante a sua intervenção, o Governante destacou também os ganhos que a ilha do Sal está a obter no desenvolvimento das energias renováveis com a entrada em funcionamento da primeira bateria de armazenagem de 1MW. Um projeto piloto que está a servir de base para aquisição de infraestruturas de armazenagem com maiores capacidades. “Esta é uma importante contribuição aqui no Sal, mas agora o desafio é aproveitar melhor as energias renováveis, continuar a produzir e distribuir”, sublinhou.

O Ministro terminou a sua intervenção felicitando a APP Impulso Solar pela confiança no plano de desenvolvimento do sector energético de Cabo Verde, apelando a participação de mais privados neste processo, pois, a transição energética requer a participação de todos para ser bem-sucedida.

Neste ato estiveram presentes dois vice-presidentes do BIDC, Mabouba Diagne e Olagunju Ashimolowo e o Presidente do Fundo Soberano, Pedro Barros.