Notícias

Volleyball World Beach Pro Tour Futures – Laginha projeta Cabo Verde no circuito mundial do voleibol de praia

Mindelo acolheu, de 11 a 14 de dezembro, a 1.ª edição do Volleyball World Beach Pro Tour Futures – Laginha, evento internacional que marcou um momento histórico para o voleibol de praia em Cabo Verde e reforçou o país como palco credível para grandes competições desportivas.

A cerimónia de encerramento e premiação foi presidida pelo Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, que destacou a ambição e a sustentabilidade do projeto, sublinhando que se trata de um evento para consolidar e evoluir. Nesse sentido, anunciou que, em 2026, o torneio deverá integrar, também, a categoria Challenge, elevando ainda mais o nível competitivo da prova.

O evento evidenciou a importância do desporto como motor do turismo desportivo, com impacto direto na economia local, na promoção internacional da marca Cabo Verde e na valorização dos atletas, através do contacto com competição de alto nível e da partilha de experiências.

Em termos desportivos, a Lituânia conquistou os títulos masculino e feminino, encerrando uma edição marcada por elevada qualidade técnica e forte adesão do público.

Tudo foi possível graças a parceria entre a promotora Megra Eventos e Federação Cabo-verdiana de Voleibol e com forte apoio do Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).

O Governo reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento do voleibol de praia, apostando na realização de eventos internacionais, no apoio às federações e clubes e no reforço das infraestruturas desportivas, sobretudo nos locais de ensino, com vista à massificação, continuidade e sustentabilidade da modalidade a nível nacional.