Notícias

Armadores de pesca de São Vicente definem com Ministro do Mar prioridades de intervenção para 2024

O Ministério do Mar, através da Direção Nacional de Pesca e Aquacultura, promoveu ontem, 18 de janeiro, um encontro com os armadores de pesca da ilha de São Vicente.

Este encontro, enquadrado no leque de visitas que o Governante pretende realizar às comunidades costeiras, visou o auscultar as preocupações dos armadores, realizar um balanço em relação à implementação de projetos do ministério, financiados através do Fundo Autónomo das Pescas, e apresentação dos projetos e perspetivas para 2024.

Os armadores de pesca, presentes no encontro, enalteceram mais um encontro com a classe, política de proximidade que consideram estar a trazer grandes avanços para o setor do mar.

No tocante às suas preocupações, em comum acordo elencaram como prioridade de atuação e resolução o preço dos combustíveis para pesca que acreditam deve ser diferenciado da marinha mercante, a criação de um fundo maneio para as operações de pesca devido à imprevisibilidade da sua atividade, o gelo, a gestão e funcionamento dos complexos de pesca de São Vicente e Sal, e reconversão de profissões ligadas ao mar para melhor servir a pesca.

O Ministro do Mar assegurou que, juntamente com a equipa do Ministério do Mar, vai analisar os pedidos e reivindicações da classe conforme as prioridades apontadas pelos armadores.

2024 é um ano de consolidações de políticas e projetos no setor das pescas e considerou ser possível num grande “Djunta Mo” com os homens e mulheres do mar, analisando o percurso, redirecionando rotas em prol de um sector pujante e dinâmico.

O encontro contou com a presença do Ministro do Mar, Diretor Nacional de Pesca e Aquacultura e equipa, Presidente da APESC – Associação de Armadores de Cabo Verde, Armadores de São Vicente, Santo Antão e Sal, Diretor Nacional de Política do Mar, Inspetora Geral das Pescas e Gestora do Fundo Autónomo das Pescas.