Notícias

Fernando Elísio Freire encerra do Encontro Nacional de Técnicos Locais e Municipais para a Imigração

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, presidiu o ato de encerramento, nesta manhã, do Encontro Nacional de Técnicos Locais e Municipais para a Imigração, no qual reforçou a visão de Cabo Verde como um país verdadeiramente inclusivo, destacando a importância de acolher todos os que escolheram Cabo Verde como lar, seja por nascimento ou por adoção.

“Essa diversidade é o que torna Cabo Verde único, conectado com o mundo e pronto para contribuir para ele. A imigração é vista como uma circulação de pessoas, cada uma com suas aspirações e sonhos”, afirmou o Ministro.

Fernando Elísio Freire reiterou o compromisso de Cabo Verde em ser um país acolhedor e inclusivo para todos os que escolheram esta nação insular como lar, enfatizando a importância da integração dos imigrantes na sociedade cabo-verdiana, destacando a criação de Unidades Locais de Atendimento para facilitar a interação com a administração pública.

“É um passo de gigante na integração dos imigrantes. Somos um país que valoriza todas as pessoas, independentemente da sua origem ou nacionalidade”, salientou o Ministro, destacando a responsabilidade do Estado em garantir que todos os cidadãos, independentemente da sua origem, tenham acesso a direitos fundamentais como rendimento, educação, saúde, habitação e serviços públicos.

O Ministro expressou ainda sua gratidão à União Europeia, Portugal e outras entidades internacionais e nacionais pelo apoio ao projeto de imigração e anunciou o compromisso do governo em continuar a promover a inclusão e a discussão sobre imigração, especialmente nos próximos encontros governamentais entre os países parceiros.