Notícias

PM: Ampliação do centro de saúde é mais um sinal de que “Santa Cruz está a crescer”

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, afirmou hoje que o lançamento das obras de ampliação do Centro de Saúde de Santa Cruz, um investimento que ronda os 100 mil contos, é “mais um sinal” do crescimento que aquele concelho e toda a região Santiago-norte têm conhecido em todas as áreas de desenvolvimento, com os vários investimentos do Governo. A Ministra da Saúde, Cristina Fontes, assinala a grande evolução em matéria de saúde com a criação da região sanitária de Santiago-norte e perspectiva mais investimentos no sector, nomeadamente um hospital.

Satisfeito com mais esta pedra lançada no processo de transformação do país e, neste caso, do concelho de Santa Cruz, José Maria Neves aproveitou o momento para em jeito de balanço, também perspectivar o futuro do concelho e da região norte de Santiago, lembrando alguns dos grandes investimentos feitos e que se estão a fazer para o desenvolvimento de toda a região.

Quanto ao centro de saúde, trata-se de um investimento a rondar os 100 mil contos e que vai constituir na construção de um novo espaço para saúde reprodutiva, uma cozinha e instalações para o funcionamento da Delegacia de Saúde local. Uma obra de qualidade e que vai permitir, conforme também sublinhou a Ministra Adjunta e da Saúde, Helena Fontes, melhores condições de atendimento e internamento dos pacientes, “respostas com qualidade”, frisa. Mais um projecto inserido na óptica da região sanitária de Santiago-norte

Este é mais um grande investimento inserido no edifício maior que é o projecto da região sanitária Santiago-norte, numa perspectiva de rede para um atendimento mais próximo ao cidadão. Nisto, o posto de saúde de Cancelo também deverá sofrer obras de melhoria, anunciou Fontes. Com esta ampliação, o Centro de Saúde passará a funcionar “quase como um hospital, garante a Ministra que avança ser a criação do hospital um objectivo em perspectiva. “Chegaremos lá, com certeza, Sr. Presidente (da Câmara) ”, garante.

José Maria Neves recorda da grande penúria de infra-estruturas e investimentos em que encontrou toda a região norte de Santiago, ainda quando era Presidente da Câmara de Santa Catarina e do que o Governo e, também a Câmara, nesse caso de Santa Cruz, conseguiram fazer.

Desde logo, o Hospital Regional de Santiago-norte em Santa Catarina, a construção de novos centros de saúde em concelhos como o Tarrafal, Santa Catarina ou São Miguel, postos de saúde, etc., e agora em Santa Cruz e que hoje contribuem para que a região tenha “invejáveis indicadores” a nível da saúde. Um exemplo era de que, frisa a ministra, “quando arrancou a região sanitária, o quadro era de 1 médico por cada oito mil habitantes”, enquanto agora é de “1 médico para três mil habitantes”, com uma vasta cobertura de serviços de saúde.

O Primeiro-Ministro, por seu lado, salienta ainda os grandes investimentos em outras áreas igualmente importantes como a água e saneamento com a construção da barragem do Poilão e a de Figueira Gorda que está em construção, o centro de recolha e tratamento de águas residuais de Santa Cruz, novo posto de dessalinização de água, as obras em fase avançada da ampliação e asfaltagem da estrada Variante/santa Cruz/ Calheta de São Miguel, o Palácio da Justiça, entre outras. Tudo isso mostra a nova dinâmica e a grande atenção que as gentes de Santiago-norte e, particularmente, de Santa cruz têm merecido por parte deste governo e que fazem perspectivar um futuro risonho para o Concelho, como aliás frisou o edil local, Orlando Sanches.