Notícias

PM incentiva a criação de novos espaços de debates e reflexão

Já em diversas ocasiões, o Primeiro-Ministro realçou a importância das Universidades para o desenvolvimento de Cabo Verde e, mais uma vez, realçou o papel preponderante dessas para o processo de transformação do país.

Citando a filósofa brasileira, Marilena Chauí, que aborda a questão do "discurso competente", em que a sociedade só reconhece a determinados sujeitos que cumprem determinadas exigências, a competência e legitimidade para abordar certos temas e criar opiniões, Neves recorda do tempo em que a "competência do discurso" só cabia a uns poucos em Cabo Verde, e quase sempre da classe política.

Graças ao surgimento das universidades, destaca, Cabo Verde tem hoje novos autores no discurso das competências, o mesmo que dizer que permitiu a democratização do conhecimento, o alargamento dos espaços de debates e reflexão, sendo decisivos para o reforço de uma classe verdadeiramente intelectual e a criação de novas ideias e para o crescimento social.

Este recorda do surgimento da primeira universidade no país, a Jean Piaget, e de que foi o seu Governo quem decidiu pela sua autorização em Março de 2001, sendo que aquele dossier vinha se arrastando desde 2000.

Havia muitas dúvidas em relação à viabilidade do projecto, mas em menos de um mês José Maria Neves decidiu pela autorização da abertura da Universidade e, fê-lo na convicção de que "só há República onde há universidade". Por isso, "tenho um carinho muito especial pela Jean Piaget e todas as outras universidades", sublinha.

Em relação ao projecto "Universidades sem Paredes", o Chefe do Executivo felicitou os mentores da ideia e desejou sucessos para futuras edições que, deseja, possam ser realizadas um pouco por todas as ilhas, levando a "universidade" a outros cantos.

Que dali possa nascer mais um espaço de debate e criação de ideias, sendo que os cabo-verdianos são pessoas "ávidas de ideias e de debates", que constituem o fermento de qualquer desenvolvimento.

De frisar que o Gabinete do Primeiro-Ministro foi um dos patrocinadores do evento que reuniu centenas de alunos e professores neste certame que decorreu no Tarrafal de Santiago.