Notícias

Primeiro – Ministro lança mais dois complexos habitacionais na ilha da Boa Vista

Dentro de dezanove meses a ilha de Boa Vista vai contar com mais dois complexos habitacionais, construídos no âmbito do Programa Casa para Todos e que vão contemplar o bairro da Boa Esperança em Sal Rei. O lançamento da primeira pedra aconteceu, esta sexta – feira, 14 de Novembro e foi presidido pelo Primeiro – Ministro, José Maria Neves.

Ao todo, serão construídos 574 moradias que vão mudar a vida de 1400 famílias e trazer uma outra imagem ao bairro da Boa Esperança, onde a falta de saneamento e outras condições de segurança e higiene tem dificultado a vida da população residente, sobretudo, emigrantes que se deslocam de outras ilhas e da Costa Ocidental Africana, para trabalharem nas obras e empreendimentos hoteleiros da ilha.

Além de habitações, os dois edifícios vão comtemplar sete (7) espaços comerciais, um (1) jardim infantil equipado, praça pública, Esquadra de Polícia, placa desportiva e arruamentos.

Estes equipamentos fazem parte do Marter Plan das Barracas, um documento que espelha a parceria entre o Governo e a Câmara Municipal da Boa Vista, quanto à procura de soluções para o bairro clandestino e mais populoso da ilha da Boa Vista.

Trata-se de uma das mais importantes obras do projeto “Casa para Todos”, com maior impacto social e requalificação por completo de um bairro degradado.

Existe actualmente em Cabo Verde um deficit de mais de 80 mil habitações, situação que empurra o cidadão comum para construção clandestina, sobretudo nas cidades como Praia, Mindelo e mais recentemente na cidade de Sal Rei – na Boa Vista e na ilha do Sal Sal. Com o programa “Casa para Todos” o Governo pretende construir 8.000 habitações de cariz social que tem, também a vertente reabilitar.

Entretanto, o Primeiro – Ministro disse estar consciente que isto não resolve o problema de habitação em Cabo Verde, mas afirma que o Governo está “ a começar a construir os alicerces e colocar as primeiras pedras para daqui a alguns anos possamos erguer os nossos edifícios”.

José Maria Neves apelou a um “djunta mon”, para juntos resolvermos a problemática de habitação em Cabo Verde” e realçou a importância do projecto “Casa para todos” e o seu grande alcance social, recordando que o programa surgiu como forma de dar respostas às necessidades das famílias mais carenciadas.

A anteceder o lançamento destas duas grandes obras, José Maria Neves entregou simbolicamente as chaves a algumas das 36 famílias contempladas com moradias no âmbito do programa “Casa para Todos”, na cidade de Sal Rei. O Primeiro – Visitou ainda as obras em curso deste projecto na zona de Praia Cabral.